Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Apresentação oral e trocas solidárias marcam o segundo dia do Ifes no III FMEPT
Início do conteúdo da página

Apresentação oral e trocas solidárias marcam o segundo dia do Ifes no III FMEPT

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2015, 06h38 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 14h04

Dois projetos da instituição também fizeram parte do estante institucional do MEC. Além disso, servidores e alunos participaram das apresentações de pôsteres. 



O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está participando, por meio de diversos trabalhos de alunos e servidores, do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (IIIFMEPT). Nesta terça-feira (27), segundo dia do evento, a instituição esteve presente nas apresentações orais, nas apresentações de pôsteres, na feira de economia solidária e também no estande institucional do Ministério da Educação (MEC).

Pela manhã, o estudante do curso de Licenciatura em Química do Campus Aracruz, João Filipi Lombardi, orientando do professor André Romero, fez a apresentação do projeto “Granulados de ureia revestidos com nanopartículas de Ca e Mg como via de liberação controlada de macro e micro nutrientes”.

O objetivo do projeto é desenvolver um fertilizante biodegradável com o mínimo possível de perdas para o meio ambiente. “Hoje não existem fertilizantes com liberação controlada. Além disso, há cerca de 50% de perdas para o meio ambiente, acarretando poluição”, explicou. Cerca de 80 pessoas participaram da apresentação e puderam interagir com o aluno. “É a primeira vez que apresento o projeto em um Congresso. Foi um grande desafio e a sensação é de dever cumprido”, comemora o estudante.

Neste primeiro dia, a instituição também esteve presente na Feira de Economia Solidária com o projeto “Corrente do Bem: sustentabilidade e ética”. Os participantes do evento puderam trocar objetos e conhecer melhor o projeto, coordenado pela professora Dulcileia Costa Fernandes. O projeto também foi apresentado pela aluna Letícia Loss Sartori, do Curso Técnico em Mineração do Campus Nova Venécia. O estande estará aberto para visitação até na próxima sexta-feira (29), às 16 horas.

Além dos dois projetos, também aconteceram apresentações de pôsteres de servidores e estudantes do Ifes. Confira a galeria de imagens do primeiro dia do evento.

O Ifes também está presente no estande institucional do Ministério da Educação (MEC) com dois projetos. A InTechno, uma das empresas residentes da Incubadora da instituição, expôs um motor flex com câmera de combustão feita de vidro, equivalente a um motor de automóvel, que é utilizado para fins didáticos.

Outro projeto presente no estande do MEC é o “Tecnologia da Informação e Comunicação no suporte a Telecardiologia nos Serviços de Urgência e Emergência”, apresentado pelos professores Gabriel Zago, do Campus Serra; e Marcelo Schimidt, do Campus Vitória. O projeto consiste em um aplicativo que, acoplado a um eletrocadiógrafo, transmite ao médico especialista (cardiologista) resultados do exame feito em unidades de saúde.

“As unidades de urgência e emergência não possuem especialistas de plantão. Com o aplicativo, o exame pode ser feito pelo técnico de enfermagem ou pelo clínico e geral e depois analisado pelo médico, que recebe um sms avisando sobre o recebimento do exame”, explica o professor Gabriel.

De acordo com ele, 70% dos exames realizados hoje não indicam nenhum tipo de problema de saúde. Então, o projeto pode contribuir para a redução dos encaminhamentos e as filas para consultas com especialistas. “Hoje o projeto funciona em Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Ufes. Mas em breve vamos expandir para outros municípios do Estado”, contou.

Também fazem parte do projeto o professor Rodrigo Varejão, do Campus Vitória; e o analista de Tecnologia da Informação, Jordano Celestrini. O projeto foi um dos aprovados do Ifes na Chamada MEC/SETEC/CNPq N º 94/2013 e pode ser visitado até esta quinta-feira (28).

fmept_1
fmept_1 fmept_1
fmept_2
fmept_2 fmept_2
fmept_3
fmept_3 fmept_3
fmept_4
fmept_4 fmept_4
fmept_5
fmept_5 fmept_5
fmept_6
fmept_6 fmept_6
fmept_7
fmept_7 fmept_7
fmept_14
fmept_14 fmept_14
fmept_8
fmept_8 fmept_8
fmept_9
fmept_9 fmept_9
fmept_10
fmept_10 fmept_10
fmept_11
fmept_11 fmept_11
fmept_12
fmept_12 fmept_12
fmept_13
fmept_13 fmept_13
fmept_15
fmept_15 fmept_15
fmept_16
fmept_16 fmept_16
fmept_17
fmept_17 fmept_17
fmept_18
fmept_18 fmept_18
fmept_19
fmept_19 fmept_19
fmept_20
fmept_20 fmept_20
fmept_21
fmept_21 fmept_21
fmept_22
fmept_22 fmept_22

registrado em:
Fim do conteúdo da página