Página inicial > Notícias > Campus de Alegre recebe famílias socializadoras para curso sobre cães-guia nesta quarta-feira (24)

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2015, 15h04 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2015, 15h50

Curso faz parte da seleção dos voluntários que vão hospedar e ajudar a socializar os filhotes que serão treinados para serem entregues a pessoas cegas ou com baixa visão.

O Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai receber nesta quarta-feira (24) 18 famílias cadastradas como candidatas a hospedar e socializar alguns dos cachorros que serão treinados como cães-guia no campus. A partir de agosto, funcionará no local o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia, com oferta de um novo curso técnico, com duração de dois anos, para formar instrutores e treinar cães que serão entregues a pessoas com baixa visão ou cegueira.

Nesta quarta-feira (24), as famílias socializadoras vão passar por um curso prático – das 8h30 às 16h – e receber um manual sobre os cuidados e formas de lidar com os filhotes. O curso faz parte do processo de seleção desses voluntários, que vão exercer uma função primordial na primeira parte do processo de preparação dos animais, levando os cães a todos os lugares possíveis para que se acostumem a diferentes ambientes e proporcionando seu convívio social.

Na próxima fase da seleção, a equipe do Campus de Alegre vai fazer visitas às residências das famílias interessadas. Depois, os selecionados vão assinar um contrato e receber a carteirinha de identificação do animal; o passaporte de acompanhamento; coleiras; guia; um brinquedo; vasilhames para alimento e água; ração; e uma caixa de transporte do cão.

Os voluntários ficarão com os animais, da raça labrador, durante um ano. Após esse período, o cão deverá retornar ao campus para completar seu treinamento. Estarão disponíveis para acolhimento, inicialmente, 20 filhotes. Outros 20 filhotes serão acolhidos pelos próprios alunos que forem aprovados para o curso. O cadastro de voluntários é contínuo, e os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 3552-8131, ramais 219 (Madella) ou 288 (Cláudia).

Depois de dois anos, com a formatura dos alunos do curso técnico, os cães serão entregues a pessoas com cegueira ou baixa visão, cadastradas numa lista da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O cadastro foi feito no ano passado.

Curso técnico
O Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia será subsequente, ou seja, destinado a quem já concluiu o ensino médio. Serão 20 vagas no Campus de Alegre e a oferta acontecerá por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), do Ministério da Educação. O sistema seleciona os alunos usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas começam em agosto.

O objetivo do curso técnico, que terá duração de dois anos, é formar um profissional com consciência ética e responsabilidade socioambiental, capaz de atuar com competência no treinamento e instrução de cães-guia, proporcionando um aumento no número cães-guia em atividade no País e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

Os alunos vão adquirir conhecimentos nas áreas de anatomia, fisiologia, comportamento e bem-estar animal, além de aprender técnicas de criação e manejo desses animais. Eles também serão capacitados para selecionar os cães que serão treinados e acompanhar as famílias e duplas formadas, entre outras competências. Depois da conclusão do curso, poderão atuar em centros de treinamento, em instituições de prestação de serviços às pessoas com deficiência, ou ainda como autônomos.