Página inicial > Notícias > Palestra sobre avaliação de cursos e IES fecha Forgrad Sudeste 2015

Palestra sobre avaliação de cursos e IES fecha Forgrad Sudeste 2015

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2015, 13h26 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2015, 13h33

A palestra foi ministrada pela diretora de avaliação da Educação Superior do Inep, Claudia Maffini Griboski.

O último dia do Forgrad Sudeste 2015 foi marcado pela apresentação “Avaliação para a qualidade da Educação Superior e as Politicas Nacionais”, palestra ministrada pela diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep, Claudia Maffini Griboski. O evento aconteceu de 24 e 26 de junho no Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e reuniu 83 profissionais de 29 Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o sudeste.

A palestra foi mediada pelo pró-reitor de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Cleverson Pereira de Almeida. Claudia apresentou as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e destacou as estratégias que as IES devem seguir para alcançá-las. Entre elas, destacou a acessibilidade. “Não existe acessibilidade parcial, a instituição tem ou não tem. O acesso deve ser pleno. Hoje nós já temos avaliadores cadeirantes, as instituições devem ficar atentas com relação a esse tema”, afirmou.

A diretora também falou sobre os instrumentos de avaliação, que desde 2010, são feitos de forma colaborativa. “Trabalhamos com 34 instrumentos de avaliação da educação. As provas são feitas de forma participativa, são os próprios professores que produzem. Para isso, também realizamos capacitações, há um processo contínuo de formação”, destacou.

Depois de passar pelas metas e estratégias, Claudia apresentou todos os usos da avaliação para instituições públicas e privadas, como o Reuni, o Prouni, o Fies e o Pronatec, e apresentou todas as mudanças aprovadas para este ano. A diretora também falou sobre o Enade e a necessidade da realização de um trabalho de sensibilização com os estudantes, que muitas vezes só percebem o aspecto punitivo da prova, e não o formativo.

Entre os desafios para a avaliação, Claudia citou, entre outros, a internacionalização e acreditação; uma política de egressos; inovação; educação a distância; e integração entre os instrumentos de avaliação. A diretora agradeceu a oportunidade de participar do evento e foi aberto um espaço de debate com os participantes presentes. “Aprendemos muito quando paramos para refletir sobre o tema, eu aprendo muito quando participo de eventos como esse”, afirmou.

No final do evento, o coordenador nacional do Forgrad, Mauro Rabelo, apresentou um texto inicial de uma carta em apoio ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que será enviada ao Ministro da Educação, na próxima semana, após contribuições dos participantes do evento. Em seu discurso de encerramento, Mauro parabenizou a organização do evento. “Foi um ótimo espaço de aprendizagem, saímos daqui melhores do que chegamos, com algumas respostas e algumas inquietações. E é isso que nos move. A nossa área é cheia de desafios e de oportunidades”, contou.

A pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Ribeiro, que é a coordenadora da Regional Sudeste do ForGrad, encerrou o evento destacando que o saldo foi positivo. “Gostaria de agradecer a presença de todos. As discussões foram muito boas, estou muito feliz com o evento aqui no Espírito Santo”, afirmou.

Confira as fotos do último dia:

forgrad_1
forgrad_1 forgrad_1