Página inicial > Notícias > Servidores e alunos do Ifes podem fazer sugestões sobre o PDI

Servidores e alunos do Ifes podem fazer sugestões sobre o PDI

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2015, 18h18 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2015, 12h18

O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento em que são definidas a missão e as estratégias para atingir as metas e objetivos de uma instituição.

Está disponível para consulta o texto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O PDI é o documento em que são definidas a missão e as estratégias para atingir as metas e objetivos de uma instituição. Ele abrange um período de cinco anos e deve apontar o futuro que a instituição pretende construir para si. No Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o processo de discussão e construção do PDI ocorreu de forma integrada ao Planejamento Estratégico, entre outubro de 2013 e maio de 2014.

Nesse período, toda a comunidade debateu para definir os rumos, objetivos e metas para o período compreendido entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2019. Todo o PDI está fundamentando nas dimensões históricas e sociais do Ifes e sua trajetória, constituindo um importante documento para nossa instituição.

Agora, o PDI deverá ser analisado internamente nos campi, em consulta coordenada pelo diretor-geral de cada campus, onde serão coletadas as sugestões e propostas da comunidade acadêmica. As propostas de alteração deverão ser enviadas até o dia 7 de agosto por e-mail, em formulário específico, para diplan@ifes.edu.br. Os servidores da Reitoria também poderão participar da consulta, enviando suas contribuições por meio do formulário para o e-mail diplan@ifes.edu.br

Reestruturação do PPI
O processo de elaboração do novo PDI foi iniciado com a reestruturação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Ifes, que compõe um dos capítulos do PDI. O PPI é o documento que estabelece princípios e diretrizes para a elaboração dos planos estratégicos e operacionais da instituição – educacionais e de gestão. Ele traduz as principais concepções que norteiam as ações educacionais, sejam elas de ensino, extensão ou pesquisa.

O PPI do Ifes também foi reestruturado de forma colaborativa. Uma comissão composta por representantes de vários campi apresentou uma minuta de texto baseada no projeto anterior e nas experiências de outras instituições. Com a participação das Comissões Locais de Planejamento Estratégico, foi estabelecida a segunda versão, que recebeu contribuições de toda a comunidade compondo o documento final.

Dando continuidade ao processo colaborativo e participativo na construção dos documentos, todos os servidores e alunos podem avaliar o documento final do PDI e dar outras contribuições para que o texto reflita a trajetória que a instituição pretende trilhar nos próximos anos.

Acesse o PDI.
Baixe o formulário.