Alunos da Engenharia Sanitária participam de palestra com empresa de Construção Civil
Representante da construtora Morar falou aos graduandos sobre licenças ambientais, gestão de resíduos e logística reversa.
Quarenta alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental participaram de uma palestra de aproximação do curso com o setor da Construção Civil, na última quarta-feira (8). O encontro aconteceu no miniauditório do campus e contou com palestra da gerente-geral de obras da Construtora Morar, a engenheira civil Márcia Waléria Bertaso. Em sua fala, ela abordou as convergências existentes entre as bases científicas e técnicas do Saneamento Ambiental com o setor da construção.
Márcia mostrou a importância das licenças ambientais para o setor, as possibilidades de Logística Reversa com os fornecedores de materiais (para destinação de resíduos) e a gestão dos resíduos das obras de acordo com as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Depois, a analista de gestão de pessoas da Morar, Mariana Costa Oliveira, divulgou o Banco de Talentos do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).
Ao final, os alunos de Saneamento Ambiental que no semestre passado palestraram para mestres de obras e encarregados da Morar receberam certificados. Em março, 12 graduandos da Engenharia Sanitária e Ambiental realizaram apresentações de trabalhos no canteiro de obras como parte das atividades da disciplina de Tecnologia das Construções.
O encontro da última quinta-feira faz parte de uma ação de extensão entre Ifes e Sinduscon e contou com a participação e colaboração da Coordenadoria de Saneamento Ambiental, com a presença da professora Mariângela Dutra de Oliveira. O professor Fábio Almeida Có apontou que o momento foi importante para os alunos aprenderem mais sobre o cotidiano de uma empresa de construção civil e as possibilidades que existem para atuação de egressos do curso nesses ambientes.
Redes Sociais