Página inicial > Notícias > Equipes do Ifes ganham medalhas de prata e ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2015, 15h27 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2015, 12h58

O time “JK da Zoeira”, do Campus Linhares, conquistou medalha de ouro na competição. Os alunos do “Abaporu Pensante”, de Ibatiba, ficaram com a prata.

Duas equipes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conquistaram medalhas na 7ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A competição teve cinco fases on-line, e a grande final foi realizada no último sábado (15) e domingo (16), em Campinas. O time “JK da Zoeira” – formado alunos Bianca Chiabai Bissoli, Bruna Schulthais Largura e João Victor Gomes Correia, do Campus Linhares, e coordenada pela professora Flávia Candida do Nascimento de Souza – conquistou medalha de ouro na competição.

Já os alunos Caio Menário, Evelyn Freire e Ulisses Alvim, da equipe “Abaporu Pensante”, do Campus Ibatiba, ficaram com a prata. A coordenação foi do professor Plínio Ferreira Guimarães. Nas classificatórias, o “Abaporu Pensante” já havia se destacado, ficando com a nota mais alta da Região Sudeste. Ao todo, avançaram para a final da competição 300 equipes de todo o Brasil, sendo que o evento concede um total de 35 medalhas de bronze, 25 de prata e 15 de ouro.

O Ifes teve outros cinco times participando da última etapa da ONHB. De Linhares, foram as equipes “Senhoras Feudais”, formada pelas alunas Jordanna Pacheco Rodrigues, Julia Polleze e Thacyane Costa; “Traição de Pólvora”, de Bárbara Elisário Oliveira, Jonathas Queiroz Ribeiro Moraes e Lorrayne Borges de Aguiar; e “MGA”, dos alunos Ana Gabriela Berger, Luis Felipe da Silva e Maykcilane Miguel. De Ibatiba, foram os “Discípulos Plinianos”, dos alunos Débora Pimentel, Marcone Freitas e Milena Carvalho; e “Inimigos da Trincheira”, de Igor Ambrósio, Pedro Henrique Amorim e Sabrina Alcure.

Última oportunidade
O aluno João Victor Gomes Correia, da “JK da Zoeira”, contou que este é o quarto ano que a equipe participa da ONHB, sendo a segunda vez que chegaram à final. “Nosso grupo, há um bom tempo, corria atrás da medalha. Na nossa última oportunidade, considerando que já vamos concluir o ensino médio, conseguimos chegar. Fiquei muito surpreso com o resultado, pois é uma olimpíada muito disputada. Esse ouro significa mais ainda porque é o primeiro do Estado”, destacou.

Para ele, participar da ONHB ao longo dos anos de ensino médio foi muito importante. “Através da História a gente reconhece a nossa identidade nacional e acaba não cometendo erros passados”, comentou. Ele diz que pensa em fazer graduação em História ou Direito.

Bruna Schulthais Largura também contou que ficou bastante surpresa e feliz com o bom resultado do time. “Este ano nos preparamos mais e fizemos uma prova muito melhor, mesmo assim não acreditava que seria tão bom”, comentou. “Nesses tempos sombrios de intolerância e ignorância, ver jovens se dedicando ao estudo de história do Brasil é animador”, declarou a professora Flávia Cândida.

Assunto(s): onhb , linhares , ibatiba , medalha , ouro