Professor e ex-aluno do Ifes criam simulador de futebol de robôs
O ROSOS tem o objetivo de promover o acesso à robótica educacional.
O professor Felipe Nascimento Martins, do Campus Serra, e o ex-aluno do Ifes Ivan Seidel Gomes criaram uma plataforma de simulação para futebol de robôs, a ROSOS (Robot Soccer Simulator). O objetivo principal do trabalho é promover o acesso à robótica educacional, inclusive para aqueles alunos que não têm acesso a robôs físicos. O simulador é open-source e roda em computadores com sistema operacional Windows, MAC OS ou Linux.
A ROSOS, que também contou com a colaboração de Renato Ferreira e João Pedro Vilas, simula uma partida de futebol jogada por robôs autônomos. O tamanho do campo e a quantidade de participantes por time é variável. Cada time deve programar os seus próprios robôs e o simulador controla a interação entre os componentes físicos. Os robôs contam com motores e sensores virtuais de forma que cada equipe pode utilizá-los para movimentação, localização da bola, medição de distância, orientação, etc.
Os programas dos robôs virtuais possuem a mesma estrutura dos programas de robôs reais, sendo possível, inclusive, simular ruído e falhas nos sensores, o que torna a experiência mais próxima da realidade.
Publicações
A criação do simulador já resultou em dois artigos. O primeiro, intitulado “Soccer Simulation League – a proposal for the RoboCupJunior competition”, foi apresentado em julho de 2015 no Workshop on Educational Robotics da RoboCup, realizado na China.
O segundo, intitulado “Junior Soccer Simulation – Providing all primary and secondary students access to educational robotics”, será apresentado em outubro deste ano no Latin American Robotics Symposium. Esse trabalho tem a coautoria da professora Carmen Faria Santos, do Laboratório de Robótica Educacional da Ufes.
Saiba mais sobre o ROSOS e baixe o simulador na página https://github.com/ivanseidel/Robot-Soccer-Simulator.
Veja instruções de uso e exemplos no canal do YouTube criado com a ajuda de mais colaboradores.
*Com informações do Campus Serra.
Redes Sociais