Página inicial > Notícias > Abertas inscrições para o I Seminário de Geografia e História do Caparaó

Abertas inscrições para o I Seminário de Geografia e História do Caparaó

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2015, 11h07 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2015, 13h06

O evento acontece no Campus Ibatiba, nos dias 1º e 2 de outubro, a partir das 8h30.

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Geografia e História do Caparaó: repensando as dimensões acadêmica e escolar nas práticas cotidianas em sala de aula”, que acontecerá no Campus Ibatiba, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), nos dias 1º e 2 de outubro, a partir das 8h30. O evento é direcionado a professores de História e Geografia da educação básica de escolas públicas e privadas da região do Caparaó. Estudantes universitários da área também podem participar.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail geohistoriacaparao@gmail.com, com o envio das informações descritas no site do evento. A programação inclui palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas. Entre os palestrantes estão docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); da Universidade Federal Fluminense (UFF); do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (Fadip); e do Ifes Campus de Alegre.

O evento tem por finalidade construir um ambiente de debates e de aperfeiçoamento para os docentes das disciplinas de Geografia e História, aproximando o fazer cotidiano do professor às discussões acadêmicas que visam repensar o seu trabalho e às novas pesquisas, interpretações e teorias desenvolvidas no campo das Ciências Humanas. Mais informações podem ser obtidas no site do evento, pelo e-mail geohistoriacaparao@gmail.com, no perfil do Facebook, ou pelo telefone (28) 3543-1335.

O I Seminário de Geografia e História do Caparaó é uma realização do Ifes Campus Ibatiba e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Ibatiba e a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé).

Confira a programação completa:

1º de outubro
8h30 – Café
9h – Abertura oficial
9h30 – Palestra: “Ciências humanas e modernidade: a fundamentação do saber na atualidade” – Dr. Maurício Abdalla Guerrieri (Departamento de Filosofia/Ufes)
13h00 – Oficinas e minicursos
14h30 – Café
15h – Mesa-redonda: “Para além da escravidão: repensando espaços e histórias do negro no Brasil”.
* “Multiculturalismo como reconhecimento social e a herança dos discursos étnico-raciais do projeto colonial no livro didático de Geografia” – Dr. Edimilson Antônio Mota (Departamento de Geografia/UFF).
* “Abolição e abolicionismo para além do 13 de maio: histórias e resistências” – Dr. Luiz Gustavo Santos Cota (Fadip/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponte Nova-MG)
* “Territorialidade Quilombola no Espírito Santo: a desconstrução da invisibilidade negra” – Dra. Simone Raquel Batista Ferreira (Departamento de Geografia/Ufes)

8h30 – Café

9h – Palestra: “Oposição e ditadura até 1968” – Dr. Márcio de Paiva Delgado (IF Sudeste MG)
13h – Oficinas e minicursos
14h30 – Café
15h – Mesa-redonda: “Reflexões sobre o ensino de Geografia e de História: antigas questões, novas abordagens”.
* “A abordagem de fontes em diferentes linguagens é ainda um desafio para o ensino de História?” – Dra. Miriam Hermeto (Departamento de História – UFMG)
* “A ação prática e a formação docente em Geografia: diálogos possíveis e necessários” – Dr. Vilmar José Borges (Centro de Educação/Ufes)
* “Ensinar História em um contexto de amplo acesso à informação: a necessidade de reafirmar o papel da crítica histórica” – Me. Bruno dos Santos Prado Moura (Ifes/Campus de Alegre)

Assunto(s): seminário , caparaó , ibatiba