Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes levam medalha e certificados na IESO

Alunos do Ifes levam medalha e certificados na IESO

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2015, 17h37 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2015, 18h07

A competição internacional, que é voltada para as Ciências da Terra, foi realizada na cidade mineira de Poços de Caldas.

Alunos do Campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conquistaram uma medalha e quatro certificados na 9ª Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), realizada de 13 a 20 de setembro em Poços de Caldas (MG). Ao todo, delegações de 23 países participaram da competição, promovida anualmente pela International Geosciense Education Organization (IGEO), com provas relacionadas a questões de geosfera, hidrosfera, atmosfera e astronomia.

Cláudio de Britto da Silva, aluno do Técnico em Agropecuária de Itapina, teve a maior nota entre os brasileiros na prova escrita e ganhou uma medalha de bronze. Outros estudantes receberam certificados por seu desempenho nas provas práticas, em grupo. A comitiva do Brasil foi integrada por Cláudio e mais quatro alunos do Campus Itapina: Daiany Gomes Mesquita de Miranda, Maria Fernanda de Souza Granja, Geferson Rocha Santos e Antonio Vitor Côrtes. Também participou uma estudante do IF Sul de Minas.

Maria Fernanda recebeu um certificado de terceiro lugar na prova de investigação de campo; Cláudio ficou com um certificado de segundo lugar. Na prova de projeto de ciência da terra, Antonio Vitor conseguiu o certificado de terceiro lugar e Cláudio, o de primeiro lugar.

Os estudantes de Itapina foram selecionados por meio de uma prova, da qual participaram membros das equipes vencedoras da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) do ano passado. Eles fizeram o teste por convite da organização da Obap. Além do Brasil, a competição deste ano teve equipes da Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Cazaquistão, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Malauí, Nepal, Noruega, Paquistão, Portugal, Romênia, Rússia, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan e Ucrânia.

“Foi uma disputa de alto nível, os países vieram com competidores bem preparados”, destacou Cláudio. “As provas foram tecnicamente difíceis, mas no preparamos bem, tivemos aulas e conseguimos um bom resultado. Ficamo muito felizes”, contou. O aluno lembrou ainda que a competição proporcionou uma integração entre os estudantes, que tiveram a oportunidade de conviver com pessoas de outros lugares e culturas. “Aprendemos bastante”, relatou.

Assunto(s): ieso , medalha , certificados , itapina