Seis campi do Ifes têm projetos finalistas na Maratona de Negócios Sociais do Sebrae
Os Campi Guarapari, Serra, Alegre, Linhares, Itapina e Montanha tiveram 14 projetos na final da Maratona promovida pelo Sebrae.
Seis campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram 14 projetos na final na Maratona de Negócios Sociais promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre os dias 15 e 18 de setembro, em Vila Velha. O evento teve como objetivo revelar ideias inovadoras nas áreas social e ambiental. Os projetos finalistas do Ifes foram dos campi Guarapari, Serra, de Alegre, Linhares, Itapina e Montanha.
O concurso é voltado para empreendedores de todo o Estado que tenham iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.
Aproximadamente 60% dos inscritos para participar da Maratona são do Ifes, que inscreveu 173 ideias e teve 128 selecionadas para o concurso. Dos 14 finalistas, nove são do Campus Guarapari, que incentivou seus alunos para participarem e inscreveu 96 projetos, sendo 73 aprovados. O Campus Cariacica também enviou representantes como ouvintes.
Além dos 14 projetos do Ifes, outros 17 projetos também se classificaram para a final da Maratona, que aconteceu no dia 18, no auditório da UVV Business School, no Shopping Boulevard Vila Velha.
Representaram o Ifes na solenidade o diretor-geral do Campus Guarapari, Ronaldo Neves Cruz; e o Coordenador de Arte e Cultura do Ifes, professor Eglair Carvalho, do Campus Vila Velha.
O diretor do Campus Guarapari, Ronaldo Cruz, ressaltou que a maratona envolveu alunos de todos os cursos técnicos, do 1º ao 4º ano, e da graduação. “É muito bom ver que nossos professores motivaram os alunos a inscreverem seus projetos tendo como o objetivo principal o de colocar em prática o aprendizado que eles têm em seus cursos a respeito do empreendedorismo, possibilitando a criação de um negócio próprio”, comenta.
O vencedor da competição foi o projeto “Portador de vagas”, que ganhou um notebook. Todos os 31 projetos finalistas terão acompanhamento do Sebrae para a execução das ideias. Os critérios de avaliação foram o desempenho na apresentação do projeto, conhecimento do mercado, intencionalidade, foco na baixa renda, potencial de escala, impacto social, inovação, viabilidade comercial e econômica, e investimento e retorno.
Um dos projetos finalistas foi o “Guarartes”, das alunas Larissa Bonadiman Grassi e Fernanda Faria Mendonça, do curso técnico em Eletromecânica do Campus Guarapari. Para Larissa a participação na maratona foi muito positiva. Fernanda contou que a ideia consiste num Centro de Vivências para deficientes físicos de Guarapari. “O centro prestaria atendimento de fisioterapia e daria uma capacitação para produção de artesanato”, explica.
A diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus Guarapari, Fabíola Chrystian Oliveira Martins, destacou que a metodologia inovadora da maratona foi motivadora para incentivar os estudantes a participarem. “Nós vimos nesse evento uma nova forma de aprendizado para os nossos alunos, com uma proposta de incentivar o empreendedorismo, estimulando os participantes do Ifes”, disse.
Redes Sociais