Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Projeto de carro autônomo desenvolvido por professores do Ifes é testado na Itália
Início do conteúdo da página

Projeto de carro autônomo desenvolvido por professores do Ifes é testado na Itália

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 18h56 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2015, 19h03

O sistema criado dirige o veículo de forma automática e deixa o motorista livre para se ocupar com outras tarefas ou simplesmente descansar.

 

 

Os professores Rafael Peixoto Derenzi Vivacqua e Felipe Nascimento Martins, da Coordenadoria de Automação do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tiveram seu projeto de carro autônomo testado na Itália. O objetivo do trabalho é contribuir para o desenvolvimento de um sistema de direção autônoma para carros ou caminhões. Este tipo de sistema dirige o veículo de forma automática e deixa o motorista livre para se ocupar com outras tarefas ou simplesmente descansar.

O projeto foi desenvolvido durante a residência do professor Rafael no Laboratório de Robótica da Univerdade Federal do Espírito Santo (Ufes) e no Laboratório VisLab, em Parma, na Itália. Parte do trabalho recebe recursos de uma bolsa de estudos para doutorado sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no exterior.

A tecnologia contribuirá para a redução da quantidade de acidentes e mortes no trânsito, pois o computador não está sujeito a fadiga, distrações ou fatores emocionais. Além disso, a máquina sempre respeitará a velocidade correta regulamentada. Além do professores do Ifes também fazem parte do projeto a professora Raquel Frizeira Vassalo, da Ufes; e os professores Massimo Bertozzi e Pietro Cerri, da Itália.

Assista ao vídeo em que é possível observar o carro funcionando em https://youtu.be/i9UNKuL5V8E.


O professor Rafael Vivacqua, do Campus Serra, ao lado do carro testado na Itália.

registrado em:
Fim do conteúdo da página