Reunião planeja ações integradas do Ifes para ajudar a recuperar bacia do Rio Doce
Especialistas de áreas relacionadas aos recursos hídricos e gestores da instituição se encontraram no Campus Itapina para debater o tema.
Especialistas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que desenvolvem pesquisas e projetos de extensão nas áreas relacionadas com recursos hídricos e gestores de diversos campi estiveram reunidos, na última quarta-feira (3), no Campus Itapina, para debater ações relacionadas à recuperação da bacia do Rio Doce.
A reunião teve o objetivo de apresentar os estudos e iniciativas de servidores e alunos que já existem e iniciar o debate sobre uma ação institucional coordenada do Ifes para contribuir com a recuperação do rio. Uma chamada interna de projetos e um segundo encontro estão sendo organizados pelas pró-reitorias de Extensão de Pesquisa devem acontecer ainda no mês de dezembro.
O professor Abrahão Alexandre Alden Elesbon, do Campus Colatina do Ifes, apresentou o Programa Águas do Espírito Santo, que pretende atuar na recuperação de bacias hidrográficas do Estado. “Já possuímos algumas diretrizes e um conjunto de parceiros públicos e privados dispostos a encarar esse desafio conosco. A hora é de ampliar e incorporar os saberes do Ifes”, destacou.
Segundo o reitor da instituição, Denio Rebello Arantes, há a necessidade de ações imediatas e de médio prazo, em relação ao Rio Doce. “Há ações emergenciais, como as relacionadas com a abastecimento e a qualidade da água das populações que dependem do rio e também ações de médio prazo para a recuperação da bacia. Ambas serão realizadas levando em conta a experiência de nossos especialistas”, disse
O reitor pretende apresentar os projetos durante a próxima reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), ampliando a discussão também com os institutos federais que possuem campi margeados pelo Rio Doce em Minas Gerais.
Redes Sociais