Página inicial > Notícias > Setec e CNPq abrem nova chamada para intercâmbio de professores na Finlândia

Setec e CNPq abrem nova chamada para intercâmbio de professores na Finlândia

Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2015, 14h18 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 11h59

Podem participar do programa Professores para o Futuro os profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com no mínimo um ano de efetivo exercício.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram uma nova chamada do programa Professores para o Futuro. A iniciativa enviará profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para capacitação em universidades finlandesas de ciências aplicadas.

O prazo para apresentação de propostas está aberto até 25 de janeiro de 2016, conforme a Chamada Pública nº 26/2015 Setec/CNPq. Para participar da seleção, o profissional deve submeter proposta de trabalho, a ser executada no Brasil, sobre ensino profissional e tecnológico. Podem se candidatar os professores que tenham, no mínimo, um ano de efetivo exercício e não tenham participado de programa de capacitação no exterior, similar ao da chamada pública, fomentado pela Setec nos últimos três anos.

Os selecionados passarão por um período de capacitação de três meses nas universidades Häme University of Applied Sciences (Hamk) e Tampere University of Applied Sciences (Tamk). Após o período, os professores retornarão ao Brasil para a execução dos projetos nas instituições de origem, por até cinco meses.

As propostas selecionadas serão apoiadas com uma bolsa por projeto, pelo período de três meses. Os proponentes devem encaminhar a proposta de trabalho em ensino profissional e tecnológico ao CNPq, via internet, com o preenchimento do formulário de propostas disponível na plataforma Carlos Chagas. O valor global de financiamento está estimado em R$ 2.844.780.

Acesse a chamada 26/2015 Setec/CNPq.

Edição anterior
Três docentes do Ifes foram aprovados na chamada anterior e fizeram o intercâmbio de três meses na Finlândia este ano. João Batista Conti, Roberto Santos e Rodrigo Calhau receberam a certificação do programa Professores para o Futuro na última semana, em evento no Instituto Federal da Paraíba.

A reitora da Universidade Hamk, Seija Mahlamaki, esteve presente e comentou que o evento foi essencial para seguir adiante nas colaborações e parcerias. “Para nós foi muito proveitosa a vinda. Realmente ocorreu uma troca de experiências. Foi um evento diversificado e interessante, que vai gerar oportunidades de cooperação”, afirmou.

No Ifes, alguns desdobramentos dessa interação com instituições finlandesas ocorreram em 2015. O professor Rodrigo Calhau trouxe, do seu projeto de intercâmbio, a proposta do Desafio Ifes de Negócios Sociais, cuja primeira edição foi realizada junto com o Laboratório de Extensão de Desenvolvimento de Sistemas (Leds), do Campus Serra, em novembro deste ano. Quinze alunos da Pro-Academy Tamk foram convidados especiais.

No mês de setembro deste ano, o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e a assessora de Relações Internacionais, Veronica Rangel Barreto, participaram da Missão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) à Finlândia, com o objetivo de conhecer o sistema educacional finlandês e estreitar laços com as instituições de educação de lá.

Depois disso, no dia 30 de novembro, o Ifes recebeu a visita dos pesquisadores Jarmo Havula e Mikko Långvik, da Hamk, com o objetivo de fazer a aproximação entre as duas instituições no que diz respeito às pesquisas na área de Metalurgia e Materiais. Foi elaborada uma proposta de acordo de cooperação.

*Com informações da Setec.