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Alunas de Santa Teresa criam sistema para reaproveitar água de ar-condicionado

Publicado: Terça, 05 de Janeiro de 2016, 18h32 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2016, 09h45

Segundo a pesquisa desenvolvida por elas, com o sistema implantado em todos os setores seria possível suprir 41,08% da demanda de água do campus.

Quatro alunas do Campus Santa Teresa, do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, desenvolveram uma pesquisa e um sistema para captar e reaproveitar a água gerada por aparelhos de ar condicionado. O trabalho, batizado de "Atitude Sustentável", já foi implantado em caráter experimental em um dos prédios do campus, o Centro Tecnológico, onde vem captando água que está sendo utilizada para irrigação do jardim e limpeza. Caso haja viabilidade para sua instalação em todos os prédios, o sistema pode suprir mais de 40% da demanda de água do local.

A pesquisa foi desenvolvida pelas alunas Karine Carvalho Machado, Izaiane Pereira da Silva, Ana Beatriz Mamedes Piffer e Paloma do Sacramento de Carli, sob a coordenação do servidor Elvis Pantaleão Ferreira, mestre em engenharia ambiental. O grupo apurou que existem hoje 150 ares-condicionados de diferentes potências em utilização no Campus Santa Teresa, variando de 7.500 a 80.00 BTUs.

Segundo as estimativas do trabalho, o volume total de água produzido por condensação pelos aparelhos de ar condicionado, conforme a condição climática local, é de 172.780,72 litros de água por ano letivo. Atualmente, o campus tem um consumo de 420.600 litros por ano letivo. Ou seja, seria possível atingir uma economia de água potável de 41,08%.

Apenas no Centro Tecnológico, serão captados 36.100,96 litros de água por ano letivo, o que corresponde a 8,58% da demanda de água do campus. A direção do local já sinalizou o interesse de expandir o sistema experimental para os demais setores.

Elvis Pantaleão conta que a ideia do projeto surgiu a partir do programa Esplanada Sustentável, do governo federal, cuja finalidade é incentivar órgãos e instituições públicas a adotarem um modelo de gestão estruturado na sustentabilidade ambiental e na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais. Além dos aspectos práticos, “o trabalho visa contribuir para a formação de alunos conscientes voltados para a sustentabilidade ambiental e na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais”, destacou.

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