Página inicial > Notícias > Campi do Ifes realizam ações da campanha #ZikaZero

Campi do Ifes realizam ações da campanha #ZikaZero

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2016, 15h12 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2016, 15h12

Estudantes e servidores têm feito mobilizações para combater o mosquito Aedes aegypti.

Os estudantes e servidores dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vêm se empenhando para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Todos se envolveram na campanha nacional #ZikaZero, lançada pelo governo federal, e vêm – desde o mês de fevereiro – realizando “faxinaços” e ações de conscientização dentro dos campi e com as comunidades. As atividades têm sido concentradas nas sextas-feiras.

Nesta sexta-feira (4), por exemplo, alunos do Campus Santa Teresa realizaram panfletagem para conscientizar os moradores do município sobre o problema. Os estudantes do Campus de Alegre também saíram pelas ruas da cidade com faixas e distribuindo panfletos sobre o combate ao mosquito.

Já em Aracruz, os estudantes montaram uma peça de teatro e apresentaram para turmas da educação infantil de uma escola municipal que fica próxima ao campus. Em Vila Velha, foi marcado um “faxinaço”. Na semana anterior, os alunos e servidores também receberam uma palestra de representantes da Prefeitura de Vila Velha.

Em Linhares, o professor de biologia Cláudio Sérgio Marinato realizou uma aula, no dia 19 de fevereiro, explicando o ciclo evolutivo do mosquito, a forma como o vírus da zika é transmitido, os sintomas da doença e as ações de combate ao Aedes aegypti. Em seguida, os estudantes instalaram armadilhas pelo campus. Cada armadilha foi identificada com um número, e posteriormente será levada ao laboratório de biologia para análise.

Em São Mateus, os servidores, alunos e estagiários participaram de uma oficina para construção de armadilhas que também servirão para detectar a presença do mosquito. Os estudantes realizaram “faxinaço” no entorno do campus, no dia 26 de fevereiro. Na mesma data, os alunos de Colatina realizaram ações de conscientização dentro e fora do campus, no bairro Santa Margarida. Eles também já foram a escolas municipais conscientizar os estudantes mais jovens.

O Campus Barra de São Francisco, como se encontra nas dependências da Escola Municipal João Bastos, realizou, em fevereiro, ações com os alunos do ensino fundamental. Eles assistiram a um vídeo e receberam orientações.

No dia 23 de fevereiro, o Campus Ibatiba recebeu a palestra informativa com o biólogo e sanitarista ambiental Aldo Marcello Costa Bicalho. Foi feita a divulgação de material fornecido pela Vigilância Sanitária do município. Os alunos estão sendo orientados a fazer um checklist em suas casas e estão planejando um trabalho na comunidade com apoio da Vigilância Sanitária.

Assunto(s): zika zero , mosquito , combate , campanha