Ifes apresenta projetos de parceria com produtores de rochas ornamentais da região Noroeste do ES
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) apresentou, nas últimas terça (14) e quarta - feiras (15), os projetos que pretende desenvolver em parceria com a Associação Noroeste de Produtores de Rochas Ornamentais (Anpo), no âmbito do Programa Intercampi de Apoio aos Produtores de Rochas Ornamentais do Noroeste Capixaba. Entre as ações estão a oferta de cursos, a realização de eventos, a prestação de serviços tecnológicos e a participação na implementação do registro de Indicação Geográfica (IG) das rochas ornamentais da região. A reunião aconteceu na sede da Anpo, em Barra de São Francisco.
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, também participou, ao longo desta terça-feira (14), de visitas às empresas de rochas ornamentais, para conhecer melhor os processos de extração e beneficiamento de granitos e rochas exóticas. A visita aconteceu antes da reunião para tratar das parceria, a convite da Anpo. Segundo Denio, os projetos apresentados são apenas os primeiros passos de uma relação de colaboração mútua para o desenvolvimento local. “Vimos muitas oportunidades e no futuro queremos desenvolver projetos de pesquisa aplicada que possam contribuir com a inovação em processos e produtos deste importante setor da economia capixaba”, disse.
O Programa Intercampi de Apoio aos Produtores de Rochas Ornamentais do Noroeste Capixaba foi institucionalizado em agosto de 2015 e já tem ações sendo desenvolvidas desde então. O programa conta com iniciativas nos campi Barra de São Francisco, Nova Venécia e Aracruz.
Ações
No campus Barra de São Francisco estão sendo desenvolvidas ações para auxiliar na implementação do selo de indicação geográfica das rochas ornamentais do noroeste capixaba. O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Também estão sendo desenvolvidos cursos nas áreas de logística e a articulação de medidas para que os alunos do Ifes possam fazer estágios nas empresas do setor. Outra ação é a realização de um Seminário Mineração com a Anpo, que está em fase de planejamento.
No campus Nova Venécia, Ifes e Anpo estão em fase avançada de negociações para que os laboratórios do Ifes possam ser utilizados para a caracterização tecnológica das rochas, etapa importante e obrigatória para a atuação do setor. Hoje, as análises são realizadas em outros estados do país, gerando altos custos e atrasos que prejudicam a atividade econômica. Também já foram realizados eventos e o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Gestão da Mineração, com o objetivo de possibilitar aos trabalhadores da extração e beneficiamento de rochas o conhecimento sobre todo o processo no qual atuam.
Já no campus Aracruz acontece o desenvolvimento de metodologias para implantação da manutenção enxuta para as empresas da indústria de serragem de blocos de mármore e granito, por meio do Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pivit).
Veja as imagens da reunião e das visitas:
Redes Sociais