Aluno de São Mateus vai carregar tocha olímpica no município
Ele foi selecionado por meio de um concurso de redação realizado no campus.
Um aluno do Campus São Mateus conquistou o direito de ser um dos condutores da tocha olímpica, em sua passagem pelo município do Norte Capixaba, no dia 18 de maio. Abraão Filipe Marques de Oliveira, 16 anos, cursa o 3º ano do Técnico em Eletrotécnica e foi escolhido por meio de um concurso de redação realizado no campus, no dia 19 de abril.
A diretora de Ensino Ires Pizetta Moschen explica que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez contato com o campus para que organizasse o concurso. O próprio Inep apontou três escolas públicas de São Mateus – que é uma das nove cidades do Espírito Santo na rota do revezamento da tocha – para realizarem a seleção, baseando-se nas notas da Prova Brasil e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com o melhor desempenho do município no Enem 2014, o Campus São Mateus foi escolhido, junto com uma escola de ensino fundamental. Assim, uma comissão formada pelas professoras Adriana Pin (Português), Rivana Zaché Bylaardt (Espanhol), Aline Britto Rodrigues (Educação Física) e as representantes da Diretoria de Ensino Nágila de Fátima Rabelo Moraes e Georgia Buliam organizou o concurso de redação. O macrotema proposto foi: “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Todos os alunos de cursos integrados ao ensino médio puderam participar.
Dentro do tema geral, Abraão escolheu o eixo “Jogos Paralímpicos e a inclusão social”. Com o texto intitulado “Superando paradigmas na busca pela inclusão social”, ele garantiu a vitória. “Fiquei muito surpreso, não esperava ganhar. Pesquisei o tema e fiz o texto. Fiquei muito feliz de poder participar desse momento histórico”, contou. Ele ainda aguarda os detalhes sobre o dia da passagem da tocha olímpica por São Mateus. Outros dois estudantes do ensino fundamental, das escolas indicadas pelo Inep, também participarão como representantes da Educação.
A tocha
O Brasil sediará os jogos olímpicos em 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Por tradição, a tocha olímpica é acesa na Grécia e depois percorre o caminho até o local onde acontecerão os jogos. No Brasil, ela passará por todas as regiões, sendo conduzida ora por atletas, ora por membros da comunidade local. Em São Mateus, a comitiva que a conduz, composta por 47 participantes, fará o trajeto de Guriri até a Igreja Velha, e é nesta ocasião que Abraão a levará em parte do percurso.
Veja a rota completa do revezamento da tocha olímpica.
Redes Sociais