Lançada a 11ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho, e haverá premiação para estudantes do ensino médio ao doutorado, além de instituições de ensino e secretarias municipais e estaduais de Educação.
Foi lançada a 11ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, iniciativa que consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos. Podem participar estudantes do ensino médio ao doutorado, além de escolas e secretarias municipais e estaduais de Educação.
O prêmio é promovido pela Secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR), no âmbito do Programa Mulher e Ciência, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC); a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a ONU Mulheres.
Seu objetivo é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso País e sensibilizar a sociedade para tais questões. São quatro categorias de premiação para estudantes: Estudante do Ensino Médio, para a qual podem ser submetidas redações; Estudante de Graduação e Graduada(o), para artigos científicos; Estudante de Mestrado e Mestra(e), também para artigos científicos; Estudante de Doutorado e Doutora(or), com artigos científicos.
Há ainda outras duas categorias: Escola Promotora da Igualdade de Gênero, para projetos e ações pedagógicas desenvolvidos em escolas de nível médio; e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, para projetos e ações para a promoção da igualdade de gênero.
A premiação para o ensino médio inclui tablets, laptops e bolsas de iniciação científica júnior. Para as outras categorias, da graduação ao doutorado, haverá prêmios em dinheiro – partindo de R$ 5 mil – e bolsas de estudo. Já as escolas poderão receber prêmios de R$ 10 mil, e as secretarias disputarão o selo de “Secretaria Promotora da Igualdade de Gênero”.
Veja todas as informações no site www.igualdadedegenero.cnpq.br.
Redes Sociais