Página inicial > Notícias > Campus Guarapari adere a projeto de gestão socioambiental do Ministério do Meio Ambiente

Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2016, 17h13 | Última atualização em Quinta, 16 de Junho de 2016, 17h13

Entre os eixos temáticos da inciativa, chamada de A3P, estão o uso racional dos recursos naturais e bens públicos e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Estimular os princípios sustentáveis por meio do uso racional dos bens públicos, fomentando a integração dos conhecimentos acadêmicos. Esse é objetivo do trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos estudantes do curso de Administração, do Campus Guarapari, a partir da adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A iniciativa, do Ministério do Meio Ambiente, visa implementar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas operacionais nas instituições públicas. O campus é o primeiro no Estado a aderir ao projeto.

A finalidade do trabalho é de conscientizar, fomentar e monitorar hábitos de consumo consciente, frente às praticas inovadoras e sustentáveis com a possibilidade de replicabilidade. Entre os eixos temáticos da iniciativa estão o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; a gestão adequada dos resíduos gerados; a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a sensibilização e capacitação dos servidores e alunos.

O projeto demandou um planejamento detalhado para sua implementação, foram estabelecidas etapas e divididos grupos de trabalho entre os alunos. Entre essas fases estão as de diagnóstico socioambiental do campus, elaboração do plano de gestão, capacitação e sensibilização do público, monitoramento e avaliação das atividades.

Para Andréa Maria de Quadros, coordenadora do curso, a contribuição e o empenho dos alunos está sendo muito positiva. “A adesão dos alunos foi total, e o campus está começando a entender o programa. A ideia é a de promover conscientização sobre aproveitamento de recursos e uso consciente”, comenta.

O trabalho desenvolvido ao longo desse primeiro semestre deu conta de definir membros da comissão gestora e o plano de trabalho. Além disso, está sendo feito um levantamento de dados de consumo e práticas ambientais já adotadas, para a elaboração de um diagnóstico do campus.

As próximas etapas vão definir as atividades e ações para a implementação da Agenda, as metas a serem alcançadas, os indicadores de monitoramento e os recursos disponíveis para a implementação das atividades do projeto. No final das ações, os estudantes apresentarão para uma banca de professores avaliadores e alunos, o relatório final do projeto.

No segundo semestre deste ano, a turma continuará a desenvolver ações da A3P, sob supervisão dos professores. Segundo a coordenadora, foram estimados mais dois semestres letivos de trabalho em cima da Agenda.

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

A A3P surgiu em 1999, e em 2001 foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Unesco devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

Atualmente, o principal desafio da A3P é promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, auxiliando na integração da agenda de crescimento econômico concomitantemente ao desenvolvimento sustentável.