Inauguração de novo bloco do Campus Montanha reúne alunos, servidores e comunidade
Na solenidade também foram assinados dois Termos de Cooperação com a empresa Lithoplant e com a Cesan.
O Campus Montanha, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), inaugurou novo prédio, o Bloco Didático I, na sexta-feira (12). A solenidade contou com a presença do vice-governador do Estado, César Colnago; do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; do secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto; do deputado federal Dr. Jorge e do deputado estadual Gildevan Fernandes, além de outras autoridades, alunos, dirigentes e servidores do Ifes.
O novo bloco possui 14 salas de aula; dois laboratórios de informática, com 64 máquinas conectadas à internet; e laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática. Além desses espaços, também foram entregues guarita, cabine de subestação de energia elétrica e espaço destinado a jardinagem, drenagem e arruamento. As construções têm um total de 52.269 metros quadrados, e foram investidos cerca de R$ 11 milhões.
A solenidade de inauguração teve início com a apresentação da banda Alface, formada por alunos do Campus Montanha, que rendeu elogios do vice-governador César Colnago. Ele, que toca saxofone, parabenizou a saxofonista da banda, Sara Isabele Sossai, e ainda deu uma palhinha durante a solenidade. Em sua fala, o vice-governador destacou a importância das atividades culturais para a formação dos estudantes e reconheceu o importante legado do governo federal com a criação dos Institutos Federais. Colnago destacou ainda valor que a presença do Ifes agrega à região norte do Estado, incrementando o setor produtivo local, enriquecendo toda a região e, principalmente, gerando desenvolvimento humano.
“Essa inauguração simboliza mais que uma obra concluída, é uma grande oportunidade para os jovens da região”, destacou André Sampaio, diretor-geral do Campus Montanha. Para ele, com o novo bloco, será possível ampliar a oferta de cursos e o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão no campus. O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, reforçou a importância do Ifes para o desenvolvimento da região e lembrou que o campus ainda tem muito que crescer. Ele ainda elogiou a recepção dos estudantes aos convidados presentes na solenidade: “o entusiasmo dos estudantes faz uma diferença enorme para o trabalho desenvolvido por nós”, disse.
Parcerias
Na solenidade também foram assinados dois Termos de Cooperação, o que fortalece a proposta de ampliar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão em parceria com empresas, órgãos públicos e demais organizações da sociedade civil.
Um dos termos assinados é de cooperação com a empresa Lithoplant Indústria e Comércio, para pesquisa com fertilizantes nanoparticulados no cultivo de café. Também foi autorizado o início das atividades de uma pesquisa com efluente do esgoto doméstico tratado da Cesan no cultivo agrícola.
Projeto
O Campus Montanha foi inaugurado em março de 2014, e seguindo a portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 505 que ampara o funcionamento da Instituição, ainda está em processo de implantação até 2018. O campus está caracterizado como campus agrícola, em sintonia o Arranjo Produtivo Local (agropecuária), o que determina as diretrizes de suas ações acadêmicas e de pesquisa e extensão.
Ainda está prevista a construção de mais quatro blocos. As obras incluem espaços para ginásio poliesportivo, refeitório/área de serviço, biblioteca e teatro. O novo espaço vai ampliar a capacidade de oferta de vagas de curso técnico das atuais 80 para 160, que aumentarão na medida em que forem contratados novos professores e técnicos administrativos. Também possibilitará a criação de um curso superior na área de Ciências Agrárias, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes (PDI) para iniciar em 2018.Também será construída no campus uma fazenda experimental com modelos de produção animal e vegetal.
Redes Sociais