Página inicial > Notícias > Professores participantes de intercâmbio na Finlândia iniciam 2ª fase de projetos

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 16h06 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2016, 16h58

Eles estiveram em universidades finlandesas pelo programa Professores para o Futuro, da Setec. Ao todo foram selecionados 48 projetos dos professores da Rede Federal.

intercambio finlandia
Flávio Lopes, Vicente de Paulo Ferreira, Marize Passos e Paulo Sérgio dos Santos participaram da cerimônia de encerramento da primeira fase do programa de capacitação na Finlândia

Os quatro professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que participam do programa Professores para o Futuro – uma oportunidade de intercâmbio financiada pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em universidades da Finlândia – terminaram no final do mês de junho a primeira fase do programa, que consistiu na capacitação, com duração de três meses, nas Universidades de Ciências Aplicadas finlandesas Häme University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere University of Applied Sciences (TAMK).

O intercâmbio foi oferecido a 48 professores da Rede Federal, que inscreveram projetos a serem desenvolvidos a partir dessa interação com as instituições finlandesas. Agora, eles estão passando para a segunda fase de implementação. Vicente de Paulo Ferreira Marques sobrinho, do Campus Vitória; Marize Lyra Silva Passos, do Centro de Referência de Formação em Educação a Distância (Cefor); e Paulo Sérgio dos Santos Júnior e Flávio Lopes da Silva, do Campus Serra, iniciaram a partir do mês de julho a segunda fase, que consiste na execução das propostas na instituição de origem.

Os projetos originais enviados ao programa foram consolidados ao longo da capacitação na Finlândia, conforme relata Marize, a partir da experiência educacional baseada em reconhecidos e inovadores modelos pedagógicos integrados ao ensino profissional e tecnológico, bem como na estreita aproximação com o setor produtivo.

Ela inscreveu a proposta “Divulgação e Incentivo à Implantação do Ensino Híbrido no Instituto Federal do Espírito Santo como forma inovadora de apoiar a melhoria no Ensino Profissional e Tecnológico”, com o objetivo de divulgar e incentivar o método que alterna momentos em que o aluno estuda sozinho ou em grupo, utilizando ferramentas tecnológicas. Na sua opinião, a experiência na Finlândia foi muito enriquecedora e, no caso do seu projeto, foi fundamental para a evolução para essa nova fase.

“Tenho agora parceria com mais quatro professores, sendo dois do Instituto Federal de Brasília e dois do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. A ideia é promover a reformulação de práticas educativas nas disciplinas dos professores envolvidos e a realização de um ciclo de oficinas para docentes”, contou. As ações visam compartilhar e permitir que os professores possam vivenciar, na prática, parte das experiências vividas na Finlândia pelos envolvidos no programa da Setec. “O país é apontado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico como um dos líderes mundiais em performance acadêmica e se destaca pela igualdade promovida pela educação, alta qualificação de professores e por constantemente repensar seu currículo escolar”, aponta.

Vagas abertas

O professor Vicente inscreveu a proposta “Programa para melhoria do currículo do curso Técnico de Metalurgia e Materiais”, com o objetivo de contribuir para a formação continuada dos professores e para a melhoria do currículo do curso. Agora, na segunda etapa, vai trabalhar com o projeto de um curso de aprendizagem baseada em problemas e gamificação.

O curso, que está com vagas abertas, é destinado a professores de qualquer área e busca incentivar os docentes a utilizar o lúdico em sala de aula para motivar os alunos, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos/Fenômeno e conceitos básicos de design de jogos. Segundo o professor, “a proposta tem o intuito de transferir de alguma forma, todo o conhecimento adquirido durante a experiência na Finlândia”. Veja mais informações.

Rede de laboratórios

Os professores Flávio e Paulo, do Campus Serra, vão trabalhar juntos nessa segunda etapa do programa. O objetivo do projeto, intitulado de Design Lab, é criar uma rede de laboratórios entre os institutos federais que realizem inovação e educação, por meio da integração da Academia com a Sociedade e a Indústria. Essa rede inicialmente funcionará entre o Ifes e os institutos federais de Pernambuco (IFPE), Bahia (IFB), Santa Catarina (IFSC), Sergipe (IFS) e Sul Rio-Grandense (IFSUL).

O curso é a primeira etapa para iniciar o trabalho colaborativo entre esses institutos, e será ministrado pelos professores com o intuito de desenvolver as habilidades de gestão de projetos colaborativos. Segundo Paulo,“o período de três meses na Finlândia demonstrou como é possível realizar educação de qualidade integrando a sociedade e indústria com as escolas, universidades e faculdades aplicadas. O resultado dessa integração é uma população muito qualificada e um grande número de empresas focadas em inovação”, comenta.

Resultados e experiências
No dia 3 de agosto, os professores Marize, Paulo e Flávio participaram da mesa-redonda “Compartilhando Experiências vivenciadas no Programa VET III - Professores para o Futuro”, no 2° Ciclo de Estudos do Ifes, no Campus Serra. A apresentação foi feita para professores e técnicos administrativos do campus com o objetivo de trazer para a equipe um pouco das experiências vividas durante o intercâmbio realizado na Finlândia durante os meses de abril, maio e junho deste ano.

Já para o mês de dezembro está previsto um seminário final, de apresentação de resultados dos projetos e encerramento do programa. Representantes das universidades finlandesas farão a avaliação dos resultados obtidos.