Página inicial > Notícias > Campi do Ifes divulgam comemorações em homenagem ao Dia Nacional do Livro

Campi do Ifes divulgam comemorações em homenagem ao Dia Nacional do Livro

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2016, 14h13 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2016, 16h02

Os campi Aracruz, Cariacica, Centro-Serrano, Guarapari, São Mateus,Vila Velha e Vitória já divulgaram seus eventos.

Tradicionalmente, os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promovem eventos em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro). Este ano as programações incluem: troca de livros, empréstimos premiados, exposições, minicursos e palestras. Até o momento os campi Aracruz, Cariacica, Centro-Serrano, Guarapari, São Mateus, Vila Velha e Vitória já divulgaram suas programações.

O Campus São Mateus já realizou sua programação no último sábado (8), que incluiu apresentação teatral, momento literário, diálogos com escritores e exposição de coleção de marcadores de livros.

Confira abaixo o que acontece em cada campus nos próximos dias.

Campus Aracruz
Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Aracruz
II Feira de Troca de Livros – 19 a 21 de outubro
Para participar é necessário trocar um livro de Literatura em bom estado de conservação por um VALE TROCA, até o dia 18/10, na Biblioteca. Podem participar servidores, alunos e membros da comunidade externa. O regulamento e mais detalhes podem ser conferidos no site do campus.

Campus Cariacica
Semana do Livro – 24 a 27 de outubro
Troca literária – a ideia é criar uma oportunidade para que o público possa renovar sua leitura, sem nenhum custo, trocando livros. Para participar, basta levar de casa um livro de literatura em bom estado de conservação e trocar por outro, independentemente de valor, quantidade de páginas ou edição.
Empréstimos premiados – o objetivo é estimular a leitura e os empréstimos do acervo literário. A cada dois livros de literatura emprestados, o usuário terá direito a um brinde da biblioteca do campus.
Campanha de preservação – a ideia é chamar a atenção para a importância de preservar o acervo.
Será feita uma exposição de livros danificados e a biblioteca dará orientações sobre como preservar e evitar danos. Serão distribuídos marcadores de páginas da biblioteca contendo dicas de como cuidar bem do livro.

Campus Centro-Serrano
Semana do Livro e da Biblioteca – 16 de outubro a 8 de novembro
16 a 24 de outubro
8h às 17h – Divulgação da Feira de Troca de Livros

24 de outubro a 5 de novembro
8h às 17h – Recebimento dos livros e entrega do “Vale Troca”

7 de novembro
8h às 13h – Exposição de Coleção de Marcadores de Livros
14h30 às 16h40 – Mostra de Talentos (exposição de desenhos, poesia, contos, crônicas e artesanato).

8 de novembro
11h50 às 16h40 – Feira de Troca de Livros
14h30 – Sorteio de brindes para os participantes da Feira de Troca e premiação dos três alunos que mais realizaram empréstimos.

Campus Guarapari
4ª Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação
Feira de Troca de Livros – 19 e 20 de outubro
Tema: "Escritores do Ifes" onde serão expostos as publicações dos servidores do nosso Instituto.
Objetivo: promover a interação de servidores, alunos, familiares e a comunidade com a literatura, apresentar diferentes títulos literários (brasileiros e estrangeiros), fomentar o hábito da leitura, além de desenvolver o prazer pela leitura literária. Os participantes poderão trocar exemplares, renovando seu acervo pessoal e tendo a oportunidade de ampliá-lo pela participação em gincanas e jogos, que têm livros como premiação.

Campus Vila Velha
Semana do Livro e da Biblioteca – 24 a 27 de outubro
24 e 25 de outubro – Feira de Troca de Livros
26 de outubro (14 h às 17 h) - Exposição de objetos
27 de outubro (13 h às 17 h) - Minicurso de Referências Bibliográficas (inscrições podem ser feitas na biblioteca do campus até 21/10).
Acesse o regulamento.

Campus Vitória
Semana do Livro, Biblioteca, Letras, Artes e Cultura – 17 a 21 de outubro

Programação especial
17 a 21 de outubro
8 h às 21 h – Exposição fotográfica Lágrimas do Rio Doce – Instituto últimos refúgios
Local: Biblioteca
9 h às 20 h – Exposição Fundo do Baú
Local: Biblioteca

18 a 20 de outubro
10 às 18h – Exposição de panelas de barro
Local: Hall de entrada da biblioteca

20 e 21 de outubro
10 h às 21 h – Revistaria Animal
Local: Pátio Rogério Zane

Acesse a programação específica completa. Acesse os formulários de inscrição de ouvintes; e as normas para inscrições de comunicações e seu formulário de inscrição.