Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Agropecuária 2017
Interessados podem ser inscrever até 19 de junho. O valor da taxa é de R$ 30 por equipe.
Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Os interessados poderão se inscrever até o dia 19 de junho, na página oficial da olimpíada. O valor da taxa é de R$ 30 por equipe. Neste ano, o tema será em referência ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, comemorado pela ONU, retratando a contribuição do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Podem se inscrever alunos do ensino médio integrado ou concomitante aos cursos: Técnico em Agropecuária; Técnico em Agricultura; Técnico em Agroecologia; Técnico em Zootecnia; Técnico em Agronegócio; Técnico em Alimentos; Técnico em Agroindústria; e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. Em caráter especial poderão participar alunos do ensino técnico subsequente.
As equipes devem ser compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição: um orientador e três estudantes de uma mesma modalidade. Não há limite de equipes para um mesmo orientador, na mesma ou em diferentes modalidades, e nem para o número de equipes inscritas por instituição. Os orientadores serão os representantes oficiais para efetuar a inscrição e deverão preencher corretamente os dados completos de todos os integrantes. Os competidores receberão via e-mail seus logins individuais para acesso à plataforma de provas.
Competição
A competição terá duas fases em que os alunos realizarão as provas individualmente, sendo uma fase virtual e uma fase presencial. Na primeira fase, que acontece entre os dias 1 e 3 de agosto, serão 40 questões de múltipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático, com valor total de 40 pontos.
Em setembro será realizada a fase presencial, composta por duas etapas: a primeira (classificatória) na qual as equipes classificadas deverão realizar prova prática proposta pela organização, com valor de 20 pontos para a equipe; já na segunda etapa (classificatória), cada integrante fará a prova individual contendo vinte questões objetivas que valerão um ponto e quatro questões discursivas, que valerão cinco pontos cada.
Premiação
Todas as equipes receberão certificado de participação. A premiação e classificação, por equipe e individual, será feita de acordo com a nota da segunda fase da Obap. Na modalidade de ensino médio integrado ou concomitante, receberão medalhas as quinze melhores equipes. Na modalidade subsequente, receberão medalhas as seis melhores equipes. As três equipes melhores classificadas das modalidades de ensino médio integrado ou concomitante e de técnico subsequente receberão troféus.
Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino médio/técnico integrado ou concomitante serão convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (Ieso) no ano de 2018.
Alunos do Campus Itapina
Em 2016, três alunos do Campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram classificados na Obap e selecionados para compor o time brasileiro na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (Ieso). A competição acontece este ano na Cote d’Azur, na França, entre os dias 22 e 29 de agosto. Bruno Abreu Pancotto, Bruna Oliveira Magnani e Guilherme Pancieri farão parte da equipe junto com um estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
Em 2015, os alunos Vilian Borchardt Bullergahn, Gustavo Rocha Alves e Ronaldo Rodrigues Ribeiro, também se classificaram na Obap e integraram a equipe do Brasil na Ieso. A edição foi realizada em Mie, no Japão, de 20 a 28 de agosto de 2016. Ronaldo conquistou a medalha de bronze.
Acesse a página da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap).
Redes Sociais