Texto da Política de Gestão de Riscos do Ifes está disponível para consulta pública
Contribuições poderão ser enviadas pelo sistema de consulta entre 1º e 14 de junho.
A Diretoria de Planejamento (DPLA) divulgou o texto preliminar da Política de Gestão de Riscos, Governança e Controle Interno do Ifes. O documento ficará disponível no sistema de consultas públicas, no site do Ifes. As contribuições dos servidores poderão ser enviadas entre os dias 1º e 14 de junho.
A política tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes, governança e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos. A ideia é que ela possibilite a identificação, análise, monitoramento e comunicação dos riscos para a instituição, promovendo uma melhoria contínua dos processos de gestão na Reitoria e nos campi.
O risco é caracterizado pela incerteza no cumprimento de objetivos institucionais devido ao potencial que determinados eventos e situações têm de levar a um desvio em relação ao resultado esperado, seja esse desvio positivo (oportunidade) ou negativo (ameaça). Incidentes ou ocorrências provenientes do ambiente interno ou externo podem materializar ou não o risco.
A gestão de risco é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, contribuindo para a redução da materialização de eventos que impactem negativamente seus objetivos ou para potencializar a materialização de eventos que aumentem as oportunidades.
A Instrução Normativa Conjunta Nº 1 CGU/MP, de 10 de Maio de 2016, tornou a Diretoria de Planejamento, por meio da Portaria Nº 859, de 12 de Abril de 2017, a responsável pela elaboração da proposta. A ideia é que, depois do recolhimento das contribuições on-line, a equipe sistematize o que foi recebido e apresente a nova proposta até o dia 23 de junho.
O documento consolidado, com as contribuições dos servidores, ficará disponível entre 26 e 30 de junho, e depois segue para aprovação no Colégio de Dirigentes e no Conselho Superior.
Acesse o texto preliminar da Política de Gestão de Riscos do Ifes.
Redes Sociais