Abertura do Concefor tem Banda da PM e palestra sobre tecnologias na EAD
Evento debate as “Interconexões entre Educação e Tecnologias na EAD”.
O Congresso Regional de Formação e Educação a Distância (Concefor) teve início nesta quinta-feira (10) com apresentação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) e uma palestra sobre as “Interconexões entre Educação e Tecnologias na EAD”. Os participantes foram recebidos no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Ifes, a partir das 17h, quando puderam fazer o credenciamento.
A Banda da PM-ES animou a plateia tocando diversos sucessos de artistas populares tanto nacional quanto internacionalmente, como Djavan, Michael Jackson e Bruno Mars. O grupo foi bastante aplaudido pelos presentes. Em seguida, foi composta a mesa de honra: o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có, participou representando o reitor; o diretor de Ensino Técnico do Ifes, José Aguilar Pilon, representou a pró-reitora de Ensino; o coordenador de ações de Extensão, Humberto Ramos Brotto, representou o pró-reitor de Extensão; e a coordenadora de Pesquisa e Extensão do Cefor, Maria Alice Veiga de Souza, representou a diretora.
Maria Alice deu as boas-vindas e leu uma mensagem para os presentes, afirmando que “o que une a humanidade é seu apetite comum”. “Nosso verdadeiro apetite comum, razão de nossa reunião, ou união, é o do conhecimento. Desejamos que esse apetite fertilize outras mentes, outros grupos, e que crie laços duradouros”, discursou.
Já José Aguilar Pilon relembrou o crescimento do Cefor desde sua fundação, há 11 anos, e a dedicação de sua equipe. Ele parabenizou a organização do evento, em especial pela escolha do tema do evento. “A gente tem que unir educação e tecnologia. Temos que utilizar a tecnologia a nosso favor para atrair os estudantes. É um grande desafio, mas que está aí para ser vencido.”
Márcio Có também destacou, em sua fala, a pertinência do tema e sua relevância para a formação dos novos professores. Ele ainda elogiou o Cefor por manter vivo o evento e lembrou que o Ifes é uma referência para a Rede Federal em EAD. “O Ifes está contribuindo para que a educação a distância seja fortalecida não apenas internamente, mas na Rede como um todo.”
Palestra
Para falar um pouco sobre o tema “Interconexões entre Educação e Tecnologias na EAD” foi convidada a professora Mara Lucia Fernandes Carneiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela é formada em Engenharia Química, mestre em Informática e doutora em Informática na Educação.
Mara iniciou sua palestra conceituando “tecnologia”, lembrando que trata-se de um conceito amplo que não se refere apenas a computadores, como muitos pensam, mas sim a recursos utilizados para facilitar a vida das pessoas. Para ela, a forma como esses recursos são utilizados é o que realmente importa na área da Educação. Ela apresentou a teoria da Distância Transacional, de Moore, a respeito da EAD, apontando que há ainda poucas teorias sobre o tema.
A professora relembrou também as várias “ondas” da história da EAD, com o surgimento de novas tecnologias, desde a criação do serviço de Correios, que possibilitou a criação dos primeiros cursos por correspondência, até os dias atuais, com os smartphones, conexão permanente e aprendizagem ubíqua.
Ao final, ela deixou algumas dicas importantes para os profissionais da Educação a Distância, como pensar nos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos para oferecer vários tipos de materiais, que contemplem essas percepções; proporcionar oportunidades e participação ativoa; e realização avaliações continuamente para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.
Trabalhos
O Concefor segue nesta sexta-feira (11) e sábado (12), com apresentações de trabalhos, grupos e mesas-redondas. Ao todo, 266 pessoas se inscreveram. Foram 91 artigos submetidos e 58 aprovados para apresentação oral ou em pôster.
Veja fotos da abertura:
Redes Sociais