Página inicial > Notícias > Estudo avalia percepção da população da região sul do estado sobre a poluição do ar

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 12h23 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 08h40

Estudante do Campus Guarapari apresentou os resultados parciais da pesquisa em conferência internacional.

Um projeto de pesquisa realizado por estudantes e docentes do Campus Guarapari, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tem avaliado a percepção da população da região sul do Espírito Santo sobre a poluição do ar, após a interrupção das atividades industriais da Samarco Mineradora. Alguns dos resultados estão no trabalho de conclusão de curso da estudante Daniella Coutinho e foram apresentados na conferência internacional Air Quality (CMAS-conference) 2017.

Eles apontam que, mesmo após o encerramento das atividades da principal fonte industrial da região, os moradores ainda reclamam da presença do pó preto/poeira em suas residências e espaços públicos. Além de Daniella, a pesquisa também inclui outros bolsistas da graduação e dos curso técnicos em Eletrotécnica e Mecânica, sob a coordenação das professoras Milena Machado e Daniele Alves Marinho.

De acordo com Milena, os resultados parciais já evidenciam que outras fontes de poluição do ar são significativos na região. “Isso já comprova a necessidade de melhorar a gestão ambiental em Anchieta e Guarapari”, destaca. Agora os pesquisadores realizarão a comparação entre as pesquisas de opinião conduzidas nos meses de inverno e verão; e realizarão nova pesquisa quando empresa mineradora retornar com as atividades (a expectativa que é que isso aconteça ainda este ano); para depois comparar todos esses resultados.

O projeto teve início em outubro de 2016 e será concluído em setembro do próximo ano. O objetivo geral é estudar a percepção da população residente nas proximidades das indústrias instaladas em Anchieta e Guarapari, sobre o incômodo causado pela poluição atmosférica (principalmente o pó preto). O projeto contempla também a percepção das diferentes formas poluição do ar, a percepção da fonte poluidora, as perdas de qualidade de vida, e ainda coletar opiniões sobre possíveis benefícios e prejuízos trazidos pelas indústrias instaladas na região.