Café conilon capixaba surpreende júri internacional
Prova do café foi realizada no Campus Venda Nova para grupo de jurados que participou do Cup of Excellence, na última semana.
Vinte e quatro amostras de café conilon, produzidas nas regiões Sul, Noroeste e Centro-Serrana do Espírito Santo, foram degustadas e caracterizadas por um grupo de jurados internacionais no Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no 1º Cupping Promocional do Café Conilon. O evento foi realizado em parceria com o Sicoob-ES e aproveitou a presença dos jurados que participaram do concurso internacional Cup of Excellence, realizado no campus na última semana.
A prova dos cafés aconteceu na segunda-feira (23). Treze jurados de lugares como China, Taiwan, Bulgária, Colômbia, México, Noruega, Estados Unidos e Japão, além de dois brasileiros, caracterizaram os cafés de acordo com sabor, doçura, corpo, acidez. “Eles não tinham ideia do potencial do conilon, da qualidade desse café”, explicou o professor do Ifes Lucas Louzada, que participou da comissão organizadora dos eventos e coordena o Laboratório de Análise e Pesquisa em Cafés (Lapc) do campus.
Sílvio Leite, um dos jurados e referência em classificação de cafés, enfatiza que o conilon especial capixaba surpreendeu pela qualidade. Segundo o especialista, os jurados tiveram uma impressão bastante positiva quanto à produção do Espírito Santo.
Segundo Lucas, todos os cafés apresentados são processados com a mesma tecnologia do arábica, que tem alto valor no mercado internacional. “A conclusão é que o conilon pode ser ofertado pelo mundo, sem ser misturado com o arábica, como acontece geralmente. É uma experiência extremamente positiva do ponto de vista da visibilidade para os cafés capixabas e para as pesquisas do Instituto”, apontou o professor.
Além do cupping da segunda-feira, os jurados puderam conhecer fazendas produtoras, na terça-feira (24), nas cidades de Colatina, Santa Teresa e São Domingos do Norte. “Eles viram no campo o que provaram na xícara, perceberam o potencial que o Estado tem na produção dos cafés de qualidade”, avaliou o professor Aldemar Polonini, que também auxiliou na organização dos eventos.
O café conilon corresponde a cerca de 80% da produção capixaba, segundo Bento Venturim, presidente do Sicoob-ES. “O evento possibilitou que produtores do Estado sejam reconhecidos pelo mercado nacional e internacional, incentivando-os ao aperfeiçoamento da qualidade do fruto”, ressaltou.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Sicoob-ES (Vera Caser Comunicação).
Redes Sociais