Mostra de Robótica expõe jogos e robôs na I Jornada de Integração do Ifes
Equipe Asimov, do Campus Colatina, participou dos dois dias do evento.
Organizada pelo Campus Colatina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Mostra de Robótica, que aconteceu durante a I Jornada de Extensão, expôs os produtos desenvolvidos pela equipe Asimov, que participa de competições da área desde 2015 no Estado e no Brasil. Mais de 30 estudantes de cursos técnicos e superiores participam da equipe, divididos em cinco categorias: Corrida de Humanoides, CoSpace Rescue, Soccer 2D, Standard Educational Kits (SEK) e OBR Prática.
O orientador de uma das equipes e organizador da mostra, Julio César Vendrmini, o objetivo é despertar o interesse de outros alunos e aumentar o número de equipes no Ifes. A equipe de Colatina, que já conquistou títulos na Competição Latino-Americana de Robótica (Larc), tentará novos títulos na edição de 2017 da competição, que acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, em Curitiba.
Corrida de Humanoides
Nesta categoria, os estudantes devem montar um robô, tanto a parte de software, como a hardware. “Começamos do zero, como o foco do curso não é hardware, aprendemos a montar seguindo uns modelos e vendo vídeos pela internet”, contou o estudante Breno Maia Costa. Durante a competição, o robô deverá correr uma pista de 5 metros, desviar de obstáculos, subir e descer degraus, de forma autônoma. “O robô que chegar primeiro ao final da pista, ganha a competição”, finalizou Breno.
CoSpace Rescue
No desafio desta categoria, é necessário programar um robô em C para resgatar vítimas em um desastre. “Os obstáculos têm pontos diferentes e quem pontuar mais em oito minutos ganha a competição”, explicou o estudante Lucas Gilbert, do curso de técnico em Informática para Internet.
Esta será a primeira competição da equipe nesta categoria.
Soccer 2D
Nesta categoria, os estudantes fazem uma simulação de um jogo de futebol, com todas as características e regras de um jogo real, como falta, lateral, escanteio, interferência do técnico, entre outras. “Nosso desafio é programar a inteligência artificial dos jogadores. Ou seja, as decisões que os jogadores vão tomar durante o jogo, como dar o passe, chutar para o gol, bater o escanteio...entre outras”, contou o estudante Leonardo Batista Rodrigues. “Como já somos campeões latino-americanos, nossa expectativa é manter o título”, finalizou.
Standard Educational Kits (SEK)
Transportar passageiros de um ponto específico até um teatro. Esse é desafio dos estudantes Renato Lopes de Oliveira, Hericles Santos Fernandes e Arthur Cardoso Nietzel na Larc 2017. “De forma autônoma, o carro deve se orientar a partir das cores da plataforma, não pode cair e precisa tomar as decisões corretas. Estamos animados, em 2015 ficamos em 3º lugar; em 2016 ficamos em 1º; então, queremos manter o título”, afirmou Renato.
OBR Prática (Ensino Médio)
Esta categoria faz parte apenas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece ao mesmo tempo que a Larc. Os estudantes precisam programar o robô para seguir uma linha, desviar de obstáculos, achar vítimas para resgate e transportá-las para uma área segura. A equipe, que foi campeã estadual da categoria em 2016, não competirá da Larc deste ano. “Estamos nos preparando para a competição do ano que vem, preparando um robô mais compacto e funcional. Este ano vamos participar do evento para trocar experiências e aprender mais”, comentou a estudante Brenda Kompe.
Saiba mais:
Campus Colatina recebe 13 campi no primeiro dia da Jornada de Integração do Ifes
Projetos especiais do Campus São Mateus se destacam na I Jornada de Integração do Ifes
Conheça alguns dos projetos de pesquisa e extensão apresentados na I Jornada de Integração do Ifes
I Jornada de Integração do Ifes tem avaliação positiva
Redes Sociais