Página inicial > Notícias > Agifes apresenta modelo de gestão em rede para incubadoras de institutos federais

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 16h07 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 16h07

Trabalho fez parte da conferência da Anprotec, realizada no final de outubro.

A Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes) apresentou um modelo de gestão em rede que pode ser utilizado por núcleos incubadores de institutos federais. O modelo se baseia na estrutura multicampi das instituições e considera a necessidade de integração entre ações de ensino, pesquisa extensão. O trabalho foi apresentado na Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada no final de outubro, no Rio de Janeiro.

A Agifes analisou a experiência do Ifes na estruturação de núcleos incubadores nos campi, destacando que um dos principais avanços foi a sistematização de etapas fundamentais para a gestão de procedimentos da incubadora. As etapas a serem desenvolvidas e compartilhadas em rede são: sensibilização e prospecção; pré-incubação; incubação; e pós-incubação.

Além disso, a Agifes teve um outo trabalho apresentado no congresso, sobre o caso do Núcleo Incubador do Campus Serra.

Acesse as publicações do evento na página da Conferência da Anprotec (a publicação sobre o modelo para incubadoras se encontra na página 958 e a sobre a experiência no Campus serra está na 1.014).

Anprotec
Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas a empreendedorismo e inovação. Atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.