Professor do Campus São Mateus participa de programa da embaixada americana no Brasil
O Programa STEM TechCamp Brasil 2018 visa formar uma rede de multiplicadores inovadores na rede pública de ensino.
O professor Thiago Rafalski Maduro, do Campus São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é o único do Estado, entre 60 educadores de todo o Brasil, a participar da primeira edição do Programa STEM TechCamp Brasil 2018. A iniciativa, voltada à aprendizagem ativa nas redes públicas de educação básica do Brasil, terá a duração de 12 meses, com o objetivo de oferecer ferramentas inovadoras para o ensino das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
O primeiro encontro presencial aconteceu na última semana na Universidade de São Paulo (USP). Thiago, do Ifes, e os demais educadores participaram de atividades com as equipes do TechCamp de Washington e especialistas selecionados pela USP, palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo, discussões em grupo, construção de coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking e elaboração da primeira versão das respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos para implementação em suas comunidades escolares.
Thiago contou que as atividades do grupo formado serão acompanhadas e mediadas pelos promotores do evento pelos próximos 24 meses. “Foi uma experiência fantástica. A organização trouxe pessoas de várias partes do mundo para conduzir oficinas e nos acompanharem durante todas as atividades. As questões tratadas eram práticas e objetivas, com diversas oportunidades para que experimentássemos aquilo que ensinavam. Antes e após as atividades, os tutores nos acompanhavam, mediavam as discussões e colaboravam com práticas próprias de suas empresas”, afirmou.
O STEM TechCamp BRASIL 2018 é uma iniciativa da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Poli-USP, do Grupo +Unidos, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Com informações da Assessoria de Imprensa do LSI-TEC.
Redes Sociais