Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Pesquisadores do Ifes ouvem demandas externas para realização de pesquisas em rede
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do Ifes ouvem demandas externas para realização de pesquisas em rede

Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 13h45 | Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 13h45

Cetem-ES e empresa Litho Plant apresentaram suas demandas no primeiro dia do Workshop de Pesquisa da Ifes.


Diretores de Pesquisa e alguns pesquisadores de diversos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram conhecimento, nesta quinta-feira (1º) sobre as principais demandas científicas da empresa Litho Plant e do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem-ES). O I Workshop de Pesquisa do Ifes aconteceu no Campus Serra e contou ainda com a participação de outros gestores da instituição, como o reitor, Jadir Pela e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo.

No momento de abertura, Jadir comentou sobre a importância de ouvir as empresas para o cumprimento dos objetivos do Ifes, que é realizar ensino, pesquisa e extensão. “Nós trabalhamos na perspectiva de conhecer as demandas de empresas. Nosso foco é desenvolver pesquisa aplicada, podemos envolver ainda o Polo de Inovação, que é novo mais já desenvolve pesquisas importantes na área de metalurgia e materiais”, afirmou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero, destacou a importância do trabalho em rede. “Já temos parcerias com empresas pontualmente. A ideia é expandir, juntar esforços e de fato trabalhar em rede. Espero que deste evento surjam boas ideias para pesquisas”, comentou o gestor. O diretor de Pesquisa da instituição, Sávio da Silva Berilli, comentou sobre o papel do pesquisador. “As pesquisas são imparciais e nosso papel é buscar respostas para questionamentos. Com isso contribuímos para o desenvolvimento da sociedade como um todo”.

As empresas convidadas fizeram apresentações institucionais, com o objetivo de contextualizar os participantes sobre suas atuações. O gerente comercial da Litho Plant, Paulo Adnet Coutinho, mostrou um histórico da empresa, que atua no mercado de fertilizantes; destacou produtos, Estados onde atua e as principais demandas científicas. “Precisamos de estudos que comprovem o que nós vemos na prática, principalmente nas áreas de fisiologia vegetal, fitopatologias fertirrigação e fertilidade”, afirmou.

O coordenador do Cetem-ES, Francisco Hollanda Vidal, focou sua apresentação em dados sobre p centro de pesquisa, que tem foco na área de tecnologia mineral e mais de 45 anos de existência. “Com a aprovação da lei 13.540/2017, o Cetem receberá recursos da compensação financeira pela exploração de recursos minerais e poderemos investir mais pesquisas. Já temos parceria com o Campus Cachoeiro, mas queremos expandir as possibilidades”, declarou. No final das palestras, os pesquisadores puderam fazer perguntas para esclarecer pontos apresentados no workshop.

Fim do conteúdo da página