Página inicial > Notícias > Encontro Nacional de EJA propõe plano de ação para a Rede Federal

Encontro Nacional de EJA propõe plano de ação para a Rede Federal

Publicado: Quinta, 24 de Maio de 2018, 14h17 | Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 10h03

No âmbito do Ifes, será criado um comitê permanente para discussão de EJA.

foto eja proen

Um Plano de Ação e uma Recomendação foram aprovados na plenária final do I Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos da Rede Federal, encerrado nesta quarta-feira (23). O Plano de Ação será encaminhado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a Recomendação será encaminhada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Os dois documentos reafirmam a educação integrada de jovens e adultos e a ampliação dos cursos e das vagas a essa modalidade de ensino, em atendimento ao decreto nº 5.840/2006, que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), e à Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), cujo preceito é “oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional”.

Dentre os diversos pontos aprovados, visando efetivação dos eixos acesso, permanência e êxito na educação integrada para jovens e adultos, destacam-se a busca ativa de estudantes para efetivação de matrículas, o reconhecimento das especificidades dos estudantes dessa modalidade de ensino na elaboração e efetivação das ações políticas e pedagógicas para EJA/EPT (Proeja) e reafirmar a nomenclatura EJA/EPT, considerando que a identificação da modalidade pela sigla Proeja ainda é também aceita, em função de sua presença em muitos dos documentos vigentes. A diferença está na conceituação da Educação de Jovens e Adultos como política pública ou como um programa governamental.

O evento foi realizado no Campus Goiânia, do Instituto Federal de Goiás (IFG), entre os dias 21 e 23 de maio. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participou do encontro com representantes da Pró-Reitoria de Ensino e dos campi Ibatiba, Venda Nova do Imigrante, Linhares, Vila Velha, Serra, Viana, Itapina, Vitória e Santa Teresa. O grupo do Ifes possui a missão de compor um comitê permanente de discussões para a Educação de Jovens e Adultos no Ifes e trabalhar na produção de um documento orientador para a política institucional de EJA na instituição.

Com informações da Diretoria de Comunicação Social – IFG/Reitoria

Assunto(s): EJA , jovens e adultos , educação