Página inicial > Notícias > Ifes consegue segunda carta-patente

Ifes consegue segunda carta-patente

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 15h54 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 16h51

Invenção é para utilização de resíduos de mármore na produção de ferro-gusa e aço.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conseguiu sua segunda carta-patente. O documento foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no dia 16 de outubro de 2018, com o processo “Utilização de resíduo de mármore como dessulfurante de ferro-gusa e aço”, dos inventores José Roberto de Oliveira, Felipe Nylo de Aguiar, João Bosco de Barros e Pedro José Nolasco Sobrinho, servidores do Campus Vitória. Atualmente o Instituto conta com 55 pedidos em andamento, e o primeiro pedido concedido data de 2008, embora tenha sido expedido apenas em 2017.

O documento é uma Patente de Invenção (PI), que tem validade de 20 anos. Segundo o documento, a matéria reivindicada apresenta novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, conforme art. 8º da Lei de Propriedade Industrial e o pedido está de acordo com a legislação vigente, encontrando-se em condições de obter a patente pleiteada. Apesar de expedida em 2016, a patente data de 2009. O Ifes tem dois anos para transferir essa invenção para a sociedade, por meio de transferência de tecnologia, licenciamento ou cessão da patente.

Marcas

Ainda no mês de outubro, sete marcas que tiveram os pedidos depositados pelo Ifes obtiveram seus registros concedidos pelo INPI: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis; Propemm Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais; PROFEPT Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica; PPEnFIS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física; Programa de Pós-Graduação em Agroecologia; Programa Educimat - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática; eAgifes Agência de Inovação do Ifes

Outras duas marcas tiveram o pedido deferidos, e estão aguardando o pagamento para a concessão do registro: Edifes - Editora do Ifes; e PPGEH Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades.

Programas de Computador

No início de novembro, o Ifes também obteve a concessão do registro, também pelo INPI, do programa de computador “Telessaúde - Plataforma de Teleconsultoria Salus”, dos autores Rodrigo Varejão Andreão, Gabriel Tozatto Zago, Jordano Ribeiro Celestrini e Marcelo Queiroz Shimidt. Atualmente, a instituição possui 20 programas de computador com registro concedido pelo órgão.

Confira os Ativos de Propriedade Intelectual do Ifes:

Patente: 2 patentes concedidas; 55 pedidos em andamento
Programa de Computador: 20 programas de computador registrados
Marca: 9 marcas registradas
Desenho Industrial: 4 pedidos em andamento

Obs: Notícia publicada nesta data em razão da suspensão das ações de publicidade institucional durante o período eleitoral, que aconteceu entre 7 de julho e 28 de outubro de 2018.

Assunto(s): carta-patente , ferro-gusa , aço