Página inicial > Notícias > Equipe do Ifes participa da 25ª Competição Baja SAE BRASIL

Equipe do Ifes participa da 25ª Competição Baja SAE BRASIL

Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 18h36 | Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 18h36

Evento acontece em São José do Campos até o próximo domingo (24).

baja slider

Estudantes e servidores do Campus São Mateus e do Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), estão em São José do Campos (SP) para participar da 25ª Competição Baja SAE BRASIL. A competição estudantil acontece até o próximo domingo (24), no Parque Tecnológico da cidade. Ao todo, compõem a equipe 24 estudantes e três docentes.

O professor do Campus São Mateus, Nelson Henrique Bertollo Santana, que está com no grupo, explica como acontecerá a competição. “Amanhã participaremos das provas de segurança, conforto e freio. No sábado acontecem as provas dinâmicas, que acontecem em circuitos pequenos, que testa a força, o desempenho nas curvas, entre outras. E no domingo, acontece o enduro, que cura cerca de 4 horas. Os carros vão todos para a pista e há muitos obstáculos a serem ultrapassados”.

Os veículos Baja SAE são projetados e construídos pelos próprios estudantes, sob orientação de professores. Cada projeto é avaliado por juízes, engenheiros especializados da indústria automotiva, em provas estáticas e dinâmicas, como aceleração, manobrabilidade, velocidade máxima, tração e enduro de resistência. Além de projetar e construir os carros cabe aos alunos organizar e gerenciar as equipes responsáveis por todo o trabalho, que inclui a viabilidade econômica do carro.

Cerca de 1,7 mil estudantes de cursos de engenharia participam dessa competição. Os estudantes, organizados em 87 equipes inscritas na competição, representam 84 instituições de ensino superior de 17 Estados do País, mais Distrito Federal. Com três equipes a mais que em 2018, a etapa nacional da Competição Baja SAE BRASIL qualificará três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas a representar o país na competição mundial, Baja SAE Rochester, que acontecerrá entre 6 e 9 de junho, nos Estados Unidos.