Servidores do Ifes discutem sobre Ensino Médio Integrado em evento no Campus Cariacica
A abertura do I Seminário dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio aconteceu nesta segunda-feira (25) e lotou o auditório do campus.
Servidores de todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participam, nesta segunda e terça (25 e 26), do I Seminário dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, que tem o objetivo de iniciar um trabalho coletivo para a estruturação diretrizes para área, no âmbito da instituição. A abertura que aconteceu na noite desta segunda-feira (25) lotou o auditório do Campus Cariacica e contou a palestra do servidor do Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul), Sidinei Cruz Sobrinho.
Logo no início da solenidade, os presentes foram surpreendidos com a apresentação teatral “Se eu fosse Caíque”, feita por estudantes do Campus Cariacica, que abordou as questões sobre os povos indígenas e a colonização europeia. Participaram da mesa de honra da solenidade de abertura o reitor do Ifes, Jadir Pela; a pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky, os pró-reitores Renato Tannure (Extensão) e André Romero (Pesquisa e Pós-graduação); o diretor de Ensino Técnico, Sérgio Nery; e o diretor-geral do Campus Cariacica, Lodovico Ortlieb.
Adriana saudou os presentes e agradeceu a todas as pessoas que colaboraram para que o evento pudesse ser realizado. Em seguida, a pró-reitora destacou a importância de a discussão acontecer no momento atual. “Temos uma ampla história com os cursos técnicos integrados e estamos fazendo parte de um movimento de toda a Rede Federal que deseja reafirmá-los, após diversos ataques, como nossa prioridade. Por isso, esse momento de formação é tão importante. Vamos debater e unir esforços para criar o nosso regulamento que trará com clareza todas as informações sobre os nossos cursos”, comentou a gestora.
O reitor do Ifes, Jadir Pela, fez uma contextualização histórica sobre o assunto, focando na esfera política. “Já vivenciamos momentos muito críticos na Rede Federal e ficamos um período sem ofertar esse tipo de curso, que de fato, é a nossa prioridade. Recentemente o projeto de lei que modifica a lei dos Institutos Federais caiu, mas somente depois de grande articulação do Conif. Precisamos ficar antenados e defender os cursos integrados com unhas e dentes. Esse é o nosso trabalho e o nosso caminho. Hoje temos condições de debater sobre esse assunto porque temos como base um documento nacional com diretrizes”, afirmou o reitor.
Palestra de abertura
Apos os pronunciamentos, os participantes puderam assistir à palestra do servidor do Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul), Sidinei Cruz Sobrinho, que pesquisa sobre o assunto e fez diversas provocações, apresentando dados quantitativos sobre a Rede Federal, e informações atualizadas sobre a reforma do Ensino Médio e suas implicações para os Institutos Federais.
A palestra, que está gravada e será disponibilizada no canal do Youtube do Ifes – Cefor, abordou o contexto atual da Rede Federal, sua função social na educação formal, a eficiência apresentada pelos institutos federais no atendimento da política pública para o qual foram criados, e também algumas das diretrizes indutoras dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, fruto de um trabalho de cinco anos de discussões.
Com dados da Plataforma Nilo Peçanha, o pesquisador mostrou forças e fraquezas da Rede Federal e fez diversos questionamentos sobre sua função social, eficiência, atendimento a lei dos institutos federais, controle finalístico do Ministério da Educação, entre outros. “Função social não é comemorar a alta disputa por uma vaga. Função social é chorar pelos que ficaram de fora. Os cursos técnicos integrados possuem o melhor resultado quando o indicador é eficiência acadêmica. Mas um dos nossos maiores inimigos somos nós mesmos, que não nos fortalecemos como rede”, afirmou.
Sidinei finalizou sua palestra falando sobre as diretrizes indutoras e sobre a lógica que deve ser respondida para a estruturação curricular de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Nesta terça-feira, os participantes do seminário se reuniram novamente para um dia de formação, com palestras, apresentação cultural e apresentações de trabalhos.
Veja as fotos do primeiro dia do evento
Redes Sociais