Campus Montanha comemora aniversário de cinco anos com evento na praça da cidade
Solenidade contou com apresentações culturais e presença de autoridades.
O Campus Montanha, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), comemorou na última sexta-feira (29), na praça da cidade, seu aniversário de cinco anos em um evento que reuniu estudantes, servidores, parceiros do campus, diversos gestores da instituição, como o reitor, Jadir Pela; além de autoridades políticas do município e região, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Os presentes puderam assistir a uma apresentação da Banda Imana, uma orquestra formada por crianças e adolescentes do município de Nanuque, localizado em Minas Gerais. Muito emocionado, o diretor-geral do Campus Montanha, André Sampaio, agradeceu a presença de todos e exibiu um vídeo com alguns momentos marcantes da trajetória do campus em seus cinco anos de existência.
“A gente transforma vidas. E não existe outra ferramenta para emancipar e desenvolver pessoas se não a educação. Nesse tempo que estamos aqui nós não mudamos a comunidade, nós contribuímos com a comunidade. Nos sentimos abraçados por essa região”, afirmou o diretor. A prefeita de Montanha, Iralci Baltar, contou sobre sua atuação para levar um campus do Ifes para a cidade. “Compramos o terreno, realizamos audiência pública e eu fui ao MEC para lutar. Hoje fico tranquila em saber que damos opções para os nossos adolescentes estudarem”, afirmou.
O reitor do Ifes, Jadir Pela, falou um pouco sobre a consolidação dos campi da instituição. “O Campus Montanha hoje comemora seus cinco anos, mas nós não terminamos esse trabalho, estamos numa fase de consolidação da nossa rede. Temos o melhor modelo de educação profissional e queremos unir esforços com o governo do estado. Já temos algumas ações iniciadas e acreditamos que esse movimento pode trazer muitos resultados positivos para o Espírito Santo”, afirmou Jadir.
O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou o protagonismo das regiões no desenvolvimento dos municípios. “É importante compreender uma visão regional do nosso desenvolvimento. Ele não vem da Grande Vitória pra cá, ele é feito por setores da sociedade que atuam aqui. E o Ifes é prova disso, porque surgiu a partir da articulação das pessoas daqui. O Ifes não prepara somente técnicos, prepara cidadãos capazes de empreender. E isso desenvolve a região”, afirmou.
Durante a solenidade também houve um momento para a assinatura de um termo de cooperação entre o Ifes – Campus Montanha, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e a Associação de Produtores de Carne de Sol do Vale do Itaúnas (Apenc), uma parceria que visa a conquista do selo de indicação geográfica da carne de sol produzida no município de Montanha.
Após a solenidade, os participantes assistiram a uma apresentação da Banda Alface, do Campus Montanha, e degustaram um bolo feito especialmente para o momento.
Redes Sociais