Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes divulga Plano de Integridade
Início do conteúdo da página

Ifes divulga Plano de Integridade

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 18h16 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 18h16

Documento foi aprovado no dia 27 de março e relaciona os mecanismos institucionais para prevenção e combate a fraudes e atos de corrupção.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou o seu Plano de Integridade, documento que relaciona os mecanismos institucionais para prevenir, detectar, remediar e punir fraudes e atos de corrupção. A elaboração do plano foi demandada pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Portaria nº 57, de 4 de janeiro de 2019, que orientou os órgãos federais sobre a estruturação, execução e monitoramento dos programas de integridade.

A CGU define integridade pública como um estado ou condição de uma instituição “completa, inteira, sã”, que tem uma atuação sem desvios, conforme os princípios da Administração Pública. Um programa nessa área é conceituado como um “conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta”.

No Ifes, o Plano de Integridade foi elaborado por uma comissão formada por servidores da Diretoria de Planejamento, Ouvidoria, Assessoria Processual, Gestão de Pessoas e Comissão de Ética. Eles identificaram e subdividiram os riscos à integridade nas seguintes áreas: Ética, Ouvidoria, Correição, Auditoria Interna, Transparência, Conflito de Interesses, Nepotismo e Comunicação Social. Foram nomeados os setores responsáveis pelo monitoramento de cada uma.

Segundo o presidente interino da comissão, André Martini, a partir de agora o plano será monitorado por um período de seis meses. “Deste modo, nós poderemos verificar se os riscos estão adequadamente estabelecidos e quais riscos poderão ser acrescidos no plano, aumentando nosso potencial de atendimento às demandas de integridade”, explicou. Em até um ano, serão feitas as mudanças consideradas pertinentes.

Acesse o Plano de Integridade do Ifes (Portaria n. 755, de 27 de março de 2019).

registrado em:
Fim do conteúdo da página