Página inicial > Notícias > Mobilização Capixaba pela Inovação se reúne na Fábrica de Ideias

Mobilização Capixaba pela Inovação se reúne na Fábrica de Ideias

Publicado: Domingo, 12 de Maio de 2019, 18h29 | Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 16h39

Representantes de empresas e movimentos empresariais; do Governo do Estado; da Prefeitura de Vitória; de instituições de ensino, pesquisa e extensão; além empreendedores, estudantes, professores e lideranças de iniciativas voltadas para o estímulo ao empreendedorismo e à inovação reuniram-se, nesta quinta-feira (9), na Fábrica de Ideias, para o Diálogos MCI 2019. Em sua terceira edição, o evento teve o tema "Startups: modelos de apoios que queremos no ES".

A Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) é uma colaboração suprainstitucional de atores locais para tornar o ecossistema de inovação capixaba cada vez mais forte. Ela atua no Espírito Santo desde agosto de 2018, nascida da parceria e articulação de representantes do Setor Produtivo (Findes, Sincades, Vale, ArcelorMittal, Suzano e Petrobras), do Governo do Estado (gabinete do governador, várias secretarias e o Bandes) e da Academia (Ifes, Ufes, UVV, Faesa, Senai e Sinepe) que, a partir de uma metodologia definida para a cooperação, têm o objetivo de direcionar e impulsionar as diversas ações de inovação que ocorrem nos ecossistemas de inovação local e regional.

O professor Tadeu Pissinati, diretor do Centro de Referência em Educação, Empreendedorismo e Inovação Aberta (Creia) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em fase de implantação na Fábrica de Ideias, apresentou o espaço como um importante polo do ecossistema de Inovação do Espírito Santo. Tadeu enfatizou a importância da MCI para alavancar as iniciativas inovadoras capixabas, contribuindo para alinhar e aumentar a densidade de ações sobre o tema. “Temos aqui, unindo forças na MCI, a oportunidade de construir os relacionamentos capazes de dar vida a esse ecossistema”, afirmou.

Durante sua apresentação, Marcílio Riegert, coordenador executivo da MCI contratado pela Findes, explicou a metodologia utilizada pela mobilização, com ênfase na “Trilha da Inovação”, que é conduzida no ES pela Fundação Certi, de Santa Catarina. "É um tipo de canvas preparado para identificar e posicionar os atores capixabas na cadeia de inovação. Em breve estaremos na fase de apresentar os primeiros resultados desses encadeamentos”, ressaltou.

Segundo Riberto Barros Araújo, diretor Social e de Eventos da Associação de Empresários da Serra (ASES), o encontro mostrou evolução do movimento desde que começou a ser organizado. Ele reforçou ainda que a inovação é o grande tema a ser tratado pelos empresários na atualidade. “Definimos que em 2019 a inovação será um tema transversal nos nossos tradicionais Cafés de Negócios, por exemplo. A ideia é criar a cultura de inovação e formar uma massa crítica sobre o assunto entre os empresários da Serra, município que é uma grande locomotiva econômica do Estado”, disse.

Já Bruno Peterle, da Empresa Júnior Trielo Jr., formada por estudantes de vários cursos da Faesa, participou pela primeira vez de um encontro da MCI. Bruno saiu da reunião empolgado com a proposta do movimento. “Juntar empresas e academia já é nosso propósito no Movimento Empresarial Junior. Aqui encontramos pessoas que pensam como a gente. Estamos ansiosos para os próximos passos”, contou.

Lista das instituições e organizações participantes da reunião:

Angoz Consultoria

ArcellorMittal Tubarão (Diretoria de Aços Planos e Centro de P&D ArcelorMittal América do Sul)

Associação dos Empresários da Serra - ASES

Brooder (Hub de inovação do Pag!)

Construtora M. Santos

Coopttec

Empresas juniores e startups

Factum Engineering