Página inicial > Notícias > Ifes recebe sua terceira patente de invenção

Ifes recebe sua terceira patente de invenção

Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 16h47 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 16h47

Nova tecnologia utiliza resíduos de mármore na fabricação de pelotas para a indústria siderúrgica, gerando economia e preservando o meio ambiente.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) emitiu a terceira carta-patente em nome do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Desta vez, foi concedida a patente de invenção do processo “Utilização de Resíduo de Mármore na Fabricação de Pelotas Siderúrgicas”, cujo depósito havia sido feito em 2012.

O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores José Roberto de Oliveira, Estefano Aparecido Vieira e Ramiro da Conceição do Nascimento Junior. Eles encontraram uma forma de substituir o calcário utilizado para produção de pelotas de minério de ferro por resíduo de mármore. As pelotas são usadas no alto-forno para a produção de ferro-gusa e aço.

Com o novo processo, agora patenteado, há um ganho econômico e ambiental, considerando que a exploração de calcário pode ser reduzida e que os resíduos poluentes da exploração de mármore encontram uma nova destinação. A patente de invenção tem validade de 20 anos a partir da data de depósito.

Processos anteriores
O Ifes já recebeu duas patentes anteriormente, ambas relacionadas ao aproveitamento de resíduos do processamento de rochas ornamentais. A primeira foi concedida para o “Processo de Separação e Briquetagem da Parte Metálica Contida em Resíduos”, dos inventores José Roberto de Oliveira, Felipe Nylo de Aguiar, João Bosco de Barros e Pedro José Nolasco Sobrinho, servidores do Campus Vitória.

A segunda foi para o “Processo de Utilização de resíduo de mármore como dessulfurante de ferro-gusa e aço”, de José Roberto de Oliveira e Itamar de Mori Cezario. Ambas foram em 2012.