Inovação criada por empresa incubada no Ifes facilita manutenção de postes de iluminação
Peça torna flexível o braço tradicional do poste, permitindo que a manutenção seja feita no nível do solo.
A partir de uma ação corriqueira surgiu uma ideia inovadora. Foi observando o transtorno causado pelo caminhão utilizado para manutenção de postes de iluminação que Robson Barreto, CEO da empresa Fleximetal Brasil, teve a ideia de criar uma peça que facilitasse esse serviço. A Fleximetal é uma startup incubada no Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O poste inteligente, o Flipposte, é uma peça que torna o braço tradicional do poste em braço flexível, permitindo que a manutenção da luminária seja feita no nível do solo. Com a instalação da peça, duas pessoas habilitadas podem fazer a manutenção do ponto de iluminação danificado, sem o apoio de caminhões pesados, apenas com as varas de manobra. Entre as vantagens do uso da peça, estão a facilidade de manutenção, agilidade, redução de custos e menos riscos a segurança dos trabalhadores que atuam na manutenção.
A peça foi desenvolvida para postes de concreto e é instalada entre o poste e a base do braço da luminária. Segundo Robson, já está em desenvolvimento uma nova peça, específica para instalação em postes metálicos, e um sistema de molas para aliviar o peso no momento da manutenção.
A Fleximetal recebe o apoio do Núcleo Incubador do Campus Serra desde 2017 e, atualmente, está em fase de graduação. “Quando comecei, peguei a referência de mercado do braço tradicional, mas na incubadora fizemos testes e chegamos à conclusão de que a peça estava superestimada. Com isso, fizemos alguns ajustes que permitiram economia na chapa, na galvanização e no corte, reduzindo os custos de produção e o preço final da peça”, contou o CEO da empresa. Robson é técnico em Eletrotécnica e trabalha com manutenção há mais de 40 anos.
De acordo com Robson, a vivência dentro da incubadora foi essencial para o aprimoramento da peça, com redução dos custos envolvidos, a partir da junção do conhecimento da academia com a experiência e a visão do mercado.
Francisco Rapchan, coordenador do Núcleo Incubador do Campus Serra, explica que a função da incubadora é “permitir ao empreendedor transformar suas ideias em produtos efetivos que possam ir para o mercado e se transformarem em inovação”. “O poste inteligente é uma inovação que permite resolver um problema cotidiano e nosso papel foi fornecer aporte tecnológico para o desenvolvimento do produto com insumos de maior durabilidade e menor custo”, contou. O coordenador informou ainda que o núcleo oferece ainda a formação para a gestão e o desenvolvimento de competências empreendedoras.
A validação da peça criada pela Fleximetal começou em junho, em postes na área da empresa ArcelorMittal Tubarão. A empresa já está fazendo o levantamento de quantidade para compra de mais peças para instalação na unidade.
Confira como funciona o Flipposte:
Incubadora
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido para oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, start-ups, organizações da sociedade civil). Organizada em núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com o objetivo de promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.
O Ifes conta, atualmente, com 12 núcleos incubadores que trabalham em rede e prestam suporte para os empreendedores, fortalecendo o ambiente de inovação e criado oportunidades na economia local. Saiba mais sobre a Incubadora s do Ifes em agifes.ifes.edu.br.
Núcleo Incubador Serra
Com a intenção de oferecer um ambiente favorável ao contexto empreendedor e à inovação, em 2011 a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) criou o primeiro Núcleo Incubador da instituição, localizado no Campus Serra. As áreas de atuação do núcleo são: Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); Informática; Automação; Tecnologia Assistiva; Tecnologias Educacionais; Gestão da Inovação; Eletroeletrônica; Metalmecânica; Energia; Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Saiba mais sobre o Núcleo Incubador Serra em: incubadora.serra.ifes.edu.br.
Redes Sociais