Página inicial > Notícias > Equipe do Campus Colatina é vice-campeã da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 13h01 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h50

Também levaram equipes os Campi Linhares e Cachoeiro. Esta foi a maior competição da OBR já realizada no estado.

WhatsApp Image 2019 08 12 at 09.44.19 1

A equipe Titãs da Robótica, do Ifes – Campus Colatina, conquistou o segundo lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no último sábado (10), em Vitória. O evento reuniu mais de 700 estudantes divididos em 183 equipes de escolas públicas e privadas de todo o Espírito Santo.

obr 2019 colatina

O professor Julio César Vendramini, orientador do grupo, contou que esta foi a maior competição já realizada no estado. “A disputa estava muito concorrida e esta edição da OBR estadual foi a que teve mais participantes. Estávamos mais bem preparados porque tínhamos novos equipamentos, como uma impressora 3D. Todas as peças impressas foram feitas pelos alunos. Eles também programaram o código e fizeram a montagem do robô”, destacou.

obr 2019 colatina 2

Fazem parte da equipe os estudantes Vinícius Rossmann Nunes, Geanderson Lemonte e Mateus Krause Eleoterio. Este ano, o professor acredita que há chance de a equipe conseguir uma vaga para a etapa nacional. “Pelo regulamento apenas a primeira equipe vai para o nacional, mas pode abrir mais vagas, como em 2018. Então existe a chance da vaga, mas ela não está confirmada. Temos que aguardar os resultados dos outros estados”, afirmou Julio.

A etapa nacional acontecerá no Rio Grande do Sul, entre 22 e 26 de outubro, com equipes de escolas de todo o Brasil. Os vencedores da etapa nacional seguem para a competição internacional, a Robocup, em Sydney, na Austrália.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Podem participar estudantes de qualquer escola pública ou privada do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Campus Linhares leva equipes do “Meninas na Robótica”

obr 2019 linhares

O Campus Linhares participou do evento com equipes dos cursos técnicos ofertados pelo campus e também do projeto de extensão “Meninas na Robótica”, financiado pelo CNPq, num total de 11 equipes. Os estudantes do campus alcançaram as 19ª posição (equipe EVA); 31° (equipe Block Chain); 34ª (equipe System Failure, que também recebeu o prêmio Inovação); 39ª (equipe Wall-e); 46° (equipe Orion Robotics); e 48° (equipe Stark Industries).

obr 2019 linhares premio inovacao

As Meninas da Robótica alcançaram a 30º posição (Escola Adelson del Santo), e a 42º posição (Emef Samuel Batista Cruz). Já no nível 1, para estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, as equipes conquistaram o 11º lugar (Emef José Mondeneze); o 21º lugar (Emef Zeferino Batista Fiorot); e 37° lugar (Emef Professora Maria da Penha Pazito Ventura).

A professora Netalianne Heringer, que acompanhou as equipes de Linhares, considerou a participação das meninas muito satisfatória. “O objetivo do projeto é expandir o ensino de robótica, incentivar outras escolas do município e abrir espaço para as meninas, mostrando que mulheres também podem participar de eventos como este. A olimpíada é uma motivação para as alunas, e por ser a primeira vez que competem eu avalio positivamente a colocação delas. Todas as equipes já estão muito animadas para darem prosseguimento nos trabalhos já para o próximo ano”, contou.

Campus Cachoeiro participa da competição para testes em plataforma própria

O Campus Cachoeiro participou da OBR com duas equipes, a Kbotic e a Nobox, para realizar testes de desempenho em plataforma própria, construída pelos próprios estudantes no Projeto Arduifes (Plataforma Robótica para Ensino).

obr cachoeiro

Assunto(s): robótica , obr , colatina , linhares