Página inicial > Notícias > Diagnóstico realizado pelo Ifes embasa ações de projeto na área de segurança pública

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 16h48 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h03

O projeto, em fase piloto, é realizado em Cariacica e em outros quatro municípios brasileiros.

Representantes dos governos federal e estadual e da Prefeitura de Cariacica participaram, de 11 a 13 de dezembro, de oficinas para a construção do Plano Local de Segurança, que faz parte do projeto “Em Frente Brasil”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O projeto, em fase piloto, é realizado em Cariacica e em outros quatro municípios brasileiros e visa implementar ações para o enfrentamento à criminalidade violenta nessas cidades.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) faz parte do projeto por meio de equipe formada por sete pesquisadores e dez estudantes de graduação do Instituto, que realizaram uma pesquisa com o objetivo de identificar os aspectos relevantes para a compreensão da violência no município. Os dados, reunidos no Diagnóstico Socioterritorial da Segurança Pública, foram utilizados para embasar as estratégias e ações definidas no Plano Local de Segurança de Cariacica.

“O diagnóstico é um raio-x de todos os serviços públicos ofertados no município, sendo essencial para a construção do Plano de Segurança”, explica Dennis Cazeli Ferreira, coordenador da equipe de pesquisadores do Ifes. Ele conta que a pesquisa abordou não só a segurança pública, mas também as áreas de educação, saúde e proteção social.

O trabalho começou em maio e durou seis meses. Para tanto, a sondagem envolveu pesquisas quantitativas, por meio de banco de dados oficias; e qualitativas, com entrevistas, grupos focais e survey. Dennis aponta que um dos dados obtidos se refere aos pedidos de área de lazer no questionário em que era perguntado ao morador o que ele queria para o seu bairro.

A atuação do Ifes no projeto faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em frente Brasil
O projeto Em Frente Brasil tem como objetivo o enfrentamento à criminalidade violenta e conta com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios. O projeto-piloto está sendo implementado em cinco cidades, uma em cada região: no Norte, em Ananindeua (PA); no Nordeste, em Paulista (PE); no Sudeste, em Cariacica (ES); no Sul, em São José dos Pinhais (PR); e, no Centro-Oeste, em Goiânia (GO).

No âmbito da União, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fazem parte do projeto-piloto a Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos; Economia; Saúde; Desenvolvimento Regional; Cidadania e Educação. As secretarias de Estados e Municípios dessas respectivas áreas também fazem parte do projeto.