Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Diagnóstico realizado pelo Ifes embasa ações de projeto na área de segurança pública
Início do conteúdo da página

Diagnóstico realizado pelo Ifes embasa ações de projeto na área de segurança pública

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 16h48 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h03

O projeto, em fase piloto, é realizado em Cariacica e em outros quatro municípios brasileiros.

Representantes dos governos federal e estadual e da Prefeitura de Cariacica participaram, de 11 a 13 de dezembro, de oficinas para a construção do Plano Local de Segurança, que faz parte do projeto “Em Frente Brasil”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O projeto, em fase piloto, é realizado em Cariacica e em outros quatro municípios brasileiros e visa implementar ações para o enfrentamento à criminalidade violenta nessas cidades.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) faz parte do projeto por meio de equipe formada por sete pesquisadores e dez estudantes de graduação do Instituto, que realizaram uma pesquisa com o objetivo de identificar os aspectos relevantes para a compreensão da violência no município. Os dados, reunidos no Diagnóstico Socioterritorial da Segurança Pública, foram utilizados para embasar as estratégias e ações definidas no Plano Local de Segurança de Cariacica.

“O diagnóstico é um raio-x de todos os serviços públicos ofertados no município, sendo essencial para a construção do Plano de Segurança”, explica Dennis Cazeli Ferreira, coordenador da equipe de pesquisadores do Ifes. Ele conta que a pesquisa abordou não só a segurança pública, mas também as áreas de educação, saúde e proteção social.

O trabalho começou em maio e durou seis meses. Para tanto, a sondagem envolveu pesquisas quantitativas, por meio de banco de dados oficias; e qualitativas, com entrevistas, grupos focais e survey. Dennis aponta que um dos dados obtidos se refere aos pedidos de área de lazer no questionário em que era perguntado ao morador o que ele queria para o seu bairro.

A atuação do Ifes no projeto faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em frente Brasil
O projeto Em Frente Brasil tem como objetivo o enfrentamento à criminalidade violenta e conta com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios. O projeto-piloto está sendo implementado em cinco cidades, uma em cada região: no Norte, em Ananindeua (PA); no Nordeste, em Paulista (PE); no Sudeste, em Cariacica (ES); no Sul, em São José dos Pinhais (PR); e, no Centro-Oeste, em Goiânia (GO).

No âmbito da União, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fazem parte do projeto-piloto a Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos; Economia; Saúde; Desenvolvimento Regional; Cidadania e Educação. As secretarias de Estados e Municípios dessas respectivas áreas também fazem parte do projeto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página