Página inicial > Notícias > Campi do Ifes se mobilizam para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 16h03 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 11h08

Uma das iniciativas é a plataforma Nova Venécia em Ação, lançada nesta semana.

Por sua capilaridade, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está inserido em todas as microrregiões capixabas. E neste momento de estado de emergência em saúde pública em razão da pandemia da Covid-19, os campi do Instituto trabalham para colaborar com os sistemas públicos de saúde no combate à doença. Mas a atuação do Instituto vai além: uma série de ações foram realizadas ou estão em andamento para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social agravada pelo contexto da pandemia.

O Campus Nova Venécia, junto com o Rotary Club e a Prefeitura Municipal de Nova Venécia, lançou nesta semana o projeto Nova Venécia em Ação. A iniciativa, realizada com o apoio de empresas e entidades, tem como objetivo doar cestas básicas e kits de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para participar, é só fazer uma doação pelo site: http://ifesnv.info.

A meta é chegar a 500 cestas e 500 kits para entrega às famílias selecionadas a partir do Cadastro Único, administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. São parceiros do projeto a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Venécia; a Cáritas Paroquial de Nova Venécia; e os supermercados Bettin, Economia, Multishow, Piovezzan e Rondelli.

Itapina
O Campus Itapina produz alimentos que, normalmente, são destinados ao consumo no restaurante do próprio campus, que atende estudantes e servidores. Porém, desde a suspensão das aulas presenciais, há excedente de produção. Embora o campus esteja fechado ao público externo, os setores de produção animal, vegetal e agroindustrial estão somente com as atividades essenciais em funcionamento.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Colatina, o campus tem doado o excedente de produção à entidades mantidas pela Prefeitura. Até o momento, já foram doados 180 quilos de pepino, 88 dúzias de ovos, 270 pés de alface, 2 cachos de bananas, e 140 quilos de hortaliças.

Os produtos foram entregues à Casa de Repouso (Asilo) "Recanto da Vida", antigo "Lar Gonçalves"; ao orfanato o Lar Irmã Sheila; ao Centro de Acolhimento a Crianças e Adolescentes (Cercrias); ao Centro de Acolhimento a Moradores de Rua (PopRua).

Colatina
No Campus Colatina, os servidores de mobilizaram para arrecadar alimento e produtos de limpeza para doar a famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social, agravada pela pandemia do novo coronavírus. Com as doações, foram montadas 39 cestas, entregue diretamente às famílias no início de abril.

Fábrica de Ideias
O Ifes também faz parte campanha #vitoriasolidaria, organizada pela Prefeitura de Vitória (PMV), pela Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps) e uma rede de coletivos, entidades, movimentos e associações comunitárias que participam da rede Vitória do Bem. O movimento tem o objetivo de arrecadar alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal para as famílias necessitadas de Vitória, impossibilitadas de trabalhar durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

O Centro de Eventos da Fábrica de Ideias é a sede logística da campanha. As doações serão recebidas nos supermercados de Vitória ou pelo aplicativo de pagamentos eletrônicos PicPay. Já a distribuição acontecerá por meio dos coletivos e entidades da rede Vitória do Bem, um programa da Prefeitura de Vitória voltado para ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Podem ser doados alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e de higiene pessoal. A arrecadação é feita nos supermercados Carone, Perim, Extrabom, Epa, São José e outros estabelecimentos filiados à Acaps. A doação também poderá ser feita pelo aplicativo PicPay, por meio de um link disponibilizado pela empresa, ou diretamente na conta @vitoriasolidaria. Neste caso, voluntários da campanha providenciarão a compra dos itens e encaminharão à Fábrica de Ideias.