Página inicial > Notícias > Campi do Ifes divulgam orientações sobre atividades pedagógicas não presenciais

Campi do Ifes divulgam orientações sobre atividades pedagógicas não presenciais

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h07 | Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2020, 11h08

Confira as orientações gerais sobre as atividades.

apnp orientacoes

No dia 7 de maio, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou a resolução que regulamenta a realização de atividades pedagógicas não presenciais em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Pelo documento, o prazo para começar as atividades é de até 20 dias. A partir desta semana, as atividades serão iniciadas em todos os campi.

De acordo com a resolução nº 1/2020, as atividades pedagógicas não presenciais serão consideradas como efetivo trabalho escolar e a carga horária trabalhada será utilizada para a substituição de carga horária presencial, desde que se atenda aos termos da resolução. Poderão ser ofertadas, semanalmente, o correspondente a até 100% da carga horária total semanal planejada para o módulo ou período letivo.

As atividades serão realizadas preferencialmente no Ambiente virtual de ensino - pelo aplicativo Moodle, mas também por outros meios eletrônicos como vídeo, e-mail, aplicativo de mensagens instantâneas, entre outros. Os alunos receberão, em até 48 horas antes do início das atividades, o Plano Quinzenal com orientações e os materiais necessários para realizar as tarefas propostas.

O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele, o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação.

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor) também disponibilizou uma série de informações para orientar estudantes e professores que estão tendo o primeiro contato com Moodle. Confira.

Cada campus está disponiblizando em seu site as orientações aos estudantes, familiares e servidores sobre o tema. Acesse:

Alegre

Aracruz