Proen divulga normas para atividades destinadas a alunos com necessidades educacionais específicas
Documento construído no âmbito do Fonapne visa auxiliar os docentes e equipes a garantir a acessibilidade.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgou uma instrução normativa com orientações a respeito da elaboração de atividades e tarefas para estudantes do Ifes com necessidades educacionais específicas. O documento pretende embasar tanto as atividades pedagógicas não presenciais iniciadas neste período da pandemia da covid-19 quanto atividades futuras a distância ou híbridas.
O texto foi debatido e construído no Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Ifes (Fonapne). Entre as definições, está a de que sempre que houver a oferta desse tipo de atividade, a escolha do que ofertar, das ferramentas e dos materiais deve ser acompanhada pela equipe dos núcleos.
É previsto ainda que recursos de tecnologia assistiva sejam incorporados ao planejamento dos ambientes virtuais, por exemplo, com "leitores de tela para pessoas cegas; ampliação de tela e alto contraste para pessoas com baixa visão; mouses e teclados adaptados para pessoas com deficiência física; janela de Tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas”.
A instrução normativa traz também uma série de questões que se apresentam como barreiras para a acessibilidade, como vídeos sem legendas, vídeos sem tradução em Libras, ausência de linguagem simples e direta nos materiais, atividades com limite de tempo para execução, entre outras.
A pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky, explica que a instrução visa auxiliar os docentes e equipes a garantir a acessiblidade tanto neste momento da pandemia, em que a instituição iniciou atividades pedagógicas não presenciais, como também no futuro, embasando a elaboração de conteúdos e materiais. “Possibilita ainda aos campi analisarem as suas demandas e traçar estratégias para que possam atendê-las, preservando o direito à educação”, comentou.
Hoje, o Ifes conta com um total de 287 alunos atendidos pelos Napnes.
Redes Sociais