Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes recebe presidente do INPI

Reitor do Ifes recebe presidente do INPI

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 17h22 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 17h22

Pauta da reunião foi o acordo de cooperação entre as instituições.

Nesta segunda-feira (27), o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, recebeu o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Claudio Vilar Furtado. O encontro ocorreu na Reitoria do Ifes e teve como pauta o acordo de cooperação que está sendo construído conjuntamente pelas instituições, entre outros assuntos.

A reunião contou com a presença de Felipe Augusto Melo de Oliveira, coordenador-geral de Disseminação da Inovação do INPI; e Lívia Sthefanie Gouveia Lima, responsável pela seção regional da instituição no Estado. Pelo Ifes, participaram os pró-reitores de Extensão, Renato Tannure; e de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silve; o diretor de Extensão Tecnológica e da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Rodolpho Rangel; e do diretor de Implantação da Fábrica de Ideias, Tadeu Pissinati Sant’Anna.

O Ifes e o INPI já têm trabalhado juntos em uma minuta de acordo de cooperação institucional. Além de discutir os termos do documento, a reunião também tratou da implantação de um escritório do INPI no Ifes. “A ideia é que esse escritório fique localizado na Fábrica de Ideias, que é um hub de inovação e empreendedorismo”, conta Jadir Pela, reitor do Ifes. Entre as contrapartidas previstas no acordo, estão as capacitações e mentorias que o INPI irá ofertar. O documento deve ser assinado pelas instituições até o final de agosto.

De acordo com o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, essa interação entre as instituições trará muitos benefícios para a promoção da cultura de inovação e propriedade intelectual no Instituto. “O trabalho da Agifes já está alinhado com o INPI no sentido de priorizar a transferência de tecnologia, trabalhando para a proteção do ativo e assegurando o seu uso”, destaca.