Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Ibatiba conclui ligação de usina fotovoltaica
Início do conteúdo da página

Campus Ibatiba conclui ligação de usina fotovoltaica

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 15h31 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 15h31

Energia gerada deve gerar economia de R$ 80 mil por ano para o campus.

usina fotovoltaica Ibatiba

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conta com mais uma usina fotovoltaica em funcionamento. Nesta terça-feira (10), foram concluídos todos os procedimentos de ligação da usina fotovoltaica do Campus Ibatiba. A meta da instituição é ter uma usina implantada em cada campus.

Foram instalados no Campus Ibatiba aproximadamente 600 metros quadrados cobertos por placas de geração de energia elétrica. A expectativa é de que a usina produza energia suficiente para atender toda a demanda necessária para abastecer o campus, gerando uma economia de mais de R$ 80 mil por ano.

A implantação de uma fonte de energia sustentável também é um marco para o Campus Ibatiba, que oferta cursos são voltados para questões ambientais, como o desenvolvimento sustentável. A usina torna ainda o campus em um centro de referência e divulgação das tecnologias de geração de energia fotovoltaica, podendo receber visitantes e chamando a atenção da sociedade para a necessidade e as vantagens da utilização de energias renováveis.

Os investimentos realizados para a implantação da usina foram oriundos de emendas parlamentares do ex-deputado federal Givaldo Vieira e do senador Marcos do Val e serão compensados em aproximadamente 5 anos pela economia nas contas de energia, permitindo ao Campus Ibatiba investir ainda mais em ações que melhoram a qualidade do ensino, tais como, visitas técnicas, projetos de internacionalização, capacitação de servidores, entre outros.

Usinas fotovoltaicas
A implantação das usinas fotovoltaicas é um projeto iniciado pela gestão do Ifes em 2019 e tem como meta chegar a 21 usinas instaladas, uma em cada campus. A projeção é que as usinas implantadas permitam uma redução de até 40% no consumo de energia da instituição.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Ibatiba

registrado em:
Fim do conteúdo da página