Agifes capacita 50 servidores como agentes de inovação
Objetivo é que eles possam atuar no apoio à gestão da inovação e propriedade intelectual.
A Agência de Inovação do Ifes (Agifes) concluiu a etapa de capacitação dos agentes de inovação do Ifes, com participação de 50 servidores, de todas as unidades da instituição. A capacitação, encerrada no último dia 4, teve o objetivo de incentivar a atuação de servidores em projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, associados ao ensino, pesquisa aplicada e extensão tecnológica.
Os agentes de inovação terão como foco, a partir de agora, fazer uso de suas habilidades e competências para prestar atendimento local, prospectar e captar projetos de inovação em suas regiões e gerenciar projetos vinculados à pesquisa científica e extensão tecnológica. O pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, apontou que essa é uma estratégia para ampliar a capacidade de atendimento da instituição na área de gestão da propriedade intelectual e inovação, integrando todas as unidades do Ifes com as atividades da Agifes.
O curso foi coordenado pelo professor José Cláudio Valbuza, do Campus Itapina. "A proposta dos agentes de inovação é um importante passo para o fortalecimento da nossa rede, integrando pessoas que possam contribuir com as ações de ensino, pesquisa e extensão com esse foco da inovação. A inovação tem perspectivas em várias áreas, desde o social ao tecnológico, e o Ifes vem desenvolvendo ações em todas essas frentes", destacou.
Ele explicou que os servidores participaram de quatro encontros, nos quais foram abordados os principais conceitos da área, aspectos legais, estudos de casos do Ifes e muita troca de experiência e debate. A formação deve continuar em abril, e a ideia é desenvolver diversas ações periodicamente.
O diretor de Extensão Tecnológica do Ifes, Rodolpho da Cruz Rangel, destacou que os agentes atuarão como articuladores, trazendo as demandas locais de forma organizada para um melhor atendimento, além de estarem atentos para a prospecção de projetos de pesquisa e inovação. “Ao longo do ano, temos um planejamento de dar continuidade às atividades e workshops, e pretendemos futuramente avançar o projeto para um programa em rede”, informou.
Redes Sociais