Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Chamada pública vai selecionar projetos de iniciação tecnológica na Rede Federal
Início do conteúdo da página

Chamada pública vai selecionar projetos de iniciação tecnológica na Rede Federal

Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 13h03 | Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 13h42

Projetos devem ter como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançaram chamada pública para selecionar projetos de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e tem como objetivo o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino.

As submissões de projetos devem ser realizadas de 6 de abril a 30 de maio de 2021, realizadas exclusivamente por meio eletrônico. Podem participar da seleção todas as autarquias que fazem parte da Rede Federal. Cada instituição deverá submeter uma única proposta, que poderá conter até cinco projetos.

Os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, Softwares, kits de robótica. Cada projeto poderá receber recursos de até R$ 90 mil para custear equipamentos e bolsas.

O edital vai selecionar 60 projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. O processo de seleção será composto por duas etapas: análise documental e avaliação dos projetos. O resultado final da primeira etapa será divulgado no dia 18 de junho e o resultado da etapa 2, bem como o resultado final, está previsto para 30 de julho. A previsão de início da execução dos projetos é para 1º de setembro.

Confira o edital da chamada pública.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página