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Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC visita o Ifes

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 19h20 | Última atualização em Sexta, 14 de Maio de 2021, 13h08

Agenda contou com visita aos Galpões do IBC e reuniões com representantes do Crea-ES e da Findes.

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O Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Wanderberg Venceslau Rosendo dos Santos. A visita teve intenção de conhecer o Ifes e seus projetos, além do imóvel “Galpões do IBC”, que está cedido ao Instituto.

Pela manhã, o secretário participou, no Gabinete do Reitor, de uma reunião com gestores da Instituição e servidores que atuam em projetos que o Ifes coordena, em parceria com a Setec e com outros Institutos Federais, na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT).

Ao dar as boas-vindas, o reitor do Ifes, Jadir Pela, agradeceu o pronto atendimento ao convite que fez, e ressaltou a importância de apresentar, no local, as ações institucionais. “Temos confiança no trabalho que o senhor desenvolve em Brasília, mas destacamos que é aqui, conhecendo nossa realidade, que vamos conseguir avançar ainda mais na parceria para o desenvolvimento não só do Ifes mas de toda a Rede ”, disse.

Em sua fala, o secretário apontou o acolhimento que encontrou nas instituições da RFEPT, destacando a atuação de Pela enquanto esteve na presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “Estamos num cenário de dificuldades e restrições, e o diálogo e a colaboração que encontro na Rede Federal, principalmente aqui no Espírito Santo, têm sido fundamentais para a busca de soluções”, retribuiu.

Durante a tarde, Wanderberg Souza conheceu o imóvel chamado Galpões do IBC, localizado no bairro Jardim da Penha, em Vitória. No local, reuniu-se com os servidores do Polo de Inovação Vitória, credenciado junto à Embrapii, primeira estrutura operacional do Instituto instalada no espaço. O imóvel foi cedido ao Ifes pela Superintendência Regional de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES), para a implantação de setores administrativos do Ifes e para o desenvolvimento de projetos de Ciência, Tecnologia, Inovação, Cultura e Economia Criativa. Dirigentes e gestores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) também participaram da visitação, a convite do reitor do Ifes.

A agenda terminou com um encontro na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O secretário e os gestores do Ifes foram recebidos pela diretora-presidente do Conselho de Administração da Findes, Cristhine Samorini, e pelo professor da Ufes, Luciano Raizer, vice-presidente da Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) e membro do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

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Apresentações institucionais apontam demandas do Ifes e agenda propositiva

Oficinas de Educação 4.0

As apresentações aconteceram na parte da manhã na sala do Gabinete do Reitor e começaram com a exposição do Projeto “Oficinas de Educação 4.0”. A ação tem o objetivo de capacitar estudantes da Rede Federal para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0. O projeto, apoiado pela Setec e coordenado pelo Ifes, foi apresentado pelos professores Marcelo Schimidt, diretor Técnico-Científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) e o professor Rodrigo Varejão, coordenador da ação. Os docentes destacaram a relevância da iniciativa diante das transformações econômicas decorrentes das inovações tecnológicas. O projeto envolve outras 15 instituições da Rede Federal em 13 estados da federação.

APNP’s e demandas do Ensino

Em seguida, as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentaram algumas de suas ações. Em sua fala, Adriana Pionttkovsky, pró-reitora de Ensino, lembrou a importância da valorização da política de assistência estudantil e das ações afirmativas, responsáveis pela permanência de muitos alunos na instituição, contribuindo para a igualdade de oportunidades e para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, além de agir, preventivamente, para minimizar as situações de retenção e evasão decorrentes das situações de vulnerabilidade social. Adriana defendeu uma política nacional de contratação de profissionais para atendimento dos estudantes com deficiências e destacou ainda os desafios e sucessos da instituição na implementação do Plano de Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs).

Educação a Distância e tecnologias educacionais

Na sequência, a diretora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), Mariella Berger, apresentou dados da unidade, lembrando seu papel estratégico para a Rede Ifes, não só na oferta de cursos a distância, mas também no suporte em tecnologias educacionais para as atividades de ensino, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Hoje o Cefor atua ofertando cursos técnicos, de pós-graduação, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) realizados tanto com tutoria, como no formato de cursos abertos, na modalidade Massive Open Online Courses (MOOC) e está presente em praticamente todos os territórios do Espírito Santo, por meio dos Polos EAD.

Pesquisa e pós-graduação

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André-Romero, apresentou dados da pesquisa e dos cursos de pós-graduação no Ifes e em toda a Rede Federal. Ele ressaltou o sucesso dos Programas, apesar de suas histórias recentes, quando comparados aos das universidades. Romero destacou ainda a importância da pesquisa e da pós-graduação realizadas no Ifes, não só para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo, mas também para a formação de professores nos vários níveis de educação, a qualidade do ensino e as relações com a comunidade externa.

Agifes e Rede de Incubadoras

Já o pró-reitor de Extensão, Renato Tannure, apresentou dados da Rede de Incubadoras e da Agência de Inovação do Ifes (Agifes). Tannure lembrou que o modelo da Agifes como Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição é uma referência para outras instituições em gestão da inovação e geração de empreendimentos inovadores, viabilizando a transferência de tecnologias desenvolvidas por estudantes e servidores Ifes para organizações sociais e para empresas.¹

Plataforma GeN

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, apresentou a plataforma Governança em Números (GeN), lançada na última sexta-feira (7). A ferramenta de transparência possibilita a exibição integrada de dados extraídos da Plataforma Nilo Peçanha e dos sistemas do Ifes em formato de Business Intelligence (BI), capaz de fornecer informações para as tomadas de decisão das áreas finalísticas, das gestões locais e outras áreas estratégicas. O pró-reitor também mostrou o Portal da Remoção, que tem o objetivo de dar transparência e agilidade aos processos de remoção interna do Ifes.

DocentEPT

A apresentação terminou com o Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), que faz parte do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação. O curso é coordenado pelo Ifes em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O pró-reitor André Romero e o coordenador Weslley Vitor da Silva apresentaram dados do projeto, que conta atualmente com 3623 alunos matriculados na Rede Federal. O DocentEPT teve início em fevereiro deste ano e tem o compromisso de entregar a oferta de especialização e cinco cursos na modalidade Cursos Abertos do Ifes (Massive Open Online Couses - MOOC).

Ao final das apresentações, o reitor Jadir Pela destacou a importância da articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão para o sucesso das instituições de Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal. O secretário, que fez vários apontamentos e considerações entre as apresentações institucionais, parabenizou as ações e sinalizou com a importância de manter os canais de diálogo abertos. “Apesar de muitos assuntos a tratar no MEC, atendi rapidamente ao convite do professor Jadir porque sei que o nível de organização e excelência do Ifes ajudam a conhecer melhor a educação profissional no país”, reforçou.

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Visita aos Galpões do IBC destaca importância do Ifes para a sociedade capixaba

Durante a visita ao imóvel dos antigos Galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), Wanderberg Santos pôde conhecer o espaço e as discussões que acontecem com a sociedade para sua ocupação.

O reitor Jadir Pela destacou as conversas que mantém com as instituições, órgãos de governo e a Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap), para definir as melhores estratégias para aproveitamento do local. “O sonho é olharmos para o entorno no futuro e vermos startups gerando desenvolvimento sustentável para a região”, apontou.

O secretário da Setec e o reitor do Ifes receberam ainda, no local, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), entre eles o presidente, Jorge Silva, o conselheiro Dario Antônio de Almeida e o assessor da Presidência, Ronaldo Neves Cruz. Eles pautaram com o secretário a intenção do Conselho em participar de discussões sobre o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do MEC e também de estabelecer parcerias com o Ifes para projetos nos Galpões.

Em sua fala, Wanderberg Santos destacou que o destino do imóvel reforça a importância do Ifes para o Espírito Santo. “Se a sociedade capixaba entendeu que o Ifes tem a capacidade de administrar um imóvel com essa dimensão e localização, é porque há uma relação de credibilidade e confiança”, apontou.

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Reunião com a Findes reforça a importância das parcerias nos novos modelos de educação profissional

O final da agenda conjunta do secretário da Setec e do reitor do Ifes foi na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). As autoridades foram recebidas pela diretora-presidente do Conselho de Administração da Findes, Cristhine Samorini e pelo professor da Ufes Luciano Raizer, vice-presidente da Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) e membro do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Após serem recepcionados na sala da Presidência, os visitantes seguiram para o Findes Lab, localizado na cobertura do edifício. O espaço é um hub de inovação da Indústria, com o objetivo de atender, por meio de um ambiente colaborativo para inovação aberta, empresas que buscam soluções inovadoras para suas demandas e empreendedores que tenham ideias e projetos que precisem de apoio para desenvolvimento.

Durante a visita, Cristhine disse que as portas da Federação estão sempre abertas para o diálogo com o Ifes e com o Ministério da Educação. Ela destacou ainda o ambiente de colaboração que já existe no Espírito Santo, para a promoção da Inovação na Indústria e elencou projetos realizados pelo Senai.

O secretário aproveitou para entregar o Relatório de Atividades “Ações do MEC em resposta à pandemia de Covid-19”. Ele destacou a importância das parcerias com o setor privado para a realização de uma educação profissional voltada para atender às demandas da contemporaneidade. “O mundo está em transformação e o modelo tradicional de sala de aula será superado”, disse.

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